Prefeitura de Várzea do Poço realiza a 2ª Conferência das Cidades


A Prefeitura de Várzea do Poço, realizou nesta terça-feira (28), das 13h às 17hs, no Auditório Municipal Ronilson Mota, localizado à Rua Durval Gama Centro, a 2ª Conferência Municipal das Cidades, que teve como tema: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”. A etapa municipal construiu propostas para subsidiar as discussões da 5ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades.
A Conferência  abordou temas de interesse social como a construção da política de desenvolvimento urbano nos seus diferentes âmbitos; indicação das prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e aos órgãos competentes do Estado ligados ao desenvolvimento urbano e rural; consolidação da gestão democrática municipal, além da eleição dos delegados municipais para a 5ª Conferência Estadual das Cidades.
A mesa foi composta com as seguintes autoridades, O prefeito Paulo José, o Vice Valdemir Sousa (Val do Hospital), O Vice Presidente da Câmara de vereadores Nelton Rios, o Coordenador da Conferência Sandro Hadyme  e o representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano Alexandre Amorim. 
Prefeito Paulo em seu pronunciamento ressaltou a importância da Conferência das Cidades, que reuniu gestores públicos, movimentos sociais e populares, entidades sindicais, empresários, entidades profissionais, acadêmicas, entre outros.“Entendo que não há como desenvolver uma cidade sem o seu devido planejamento, sem a estruturação necessária e sem a participação popular. E essa conferência tem esse objetivo: andar para frente, planejar o nosso crescimento. Não adianta a gente pensar no avançar de Várzea do Poço de forma isolada, temos que pensar a habitação, o saneamento e a mobilidade urbana como uma política única. Não tenho a menor dúvida que nesta conferência vamos dar um grande passo, até porque precisamos crescer de forma sustentável”, destacou Paulo, que agradeceu a presença de todos.
O vice Prefeito Val disse que o evento é “uma oportunidade de dialogar pela melhoria de vida da população”
O vereador Nelton ressaltou o “interesse e empenho da população em colaborar na elaboração das políticas públicas”.
Em suas falas tanto Sandro Hadyme quanto Alexandre Amorim fizeram apresentação sobre os temas que serviram de Eixo Base para a apresentação das propostas.
Divididos em quatro grupos, os participantes discutiram as diretrizes que serão levadas para a Conferência Estadual das Cidades, temas como saneamento básico, mobilidade urbana, ordenamento territorial e meio ambiente, entre outros, foram debatidos. 

Durante o evento, realizado com total apoio da prefeitura, foram eleitos quatro delegados titulares e igual número de suplentes que irão representar Várzea do Poço na Conferência Estadual a ser realizada entre os dias 05 a 08 de agosto de 2013. Os Delegados foram eleitos e ficaram distribuídos da seguinte forma: Representando o Poder Público: Titular: Valter João dos Santos e José Raimundo dos Santos Reis. Suplentes: Aleandro Oliveira da Paixão e Domingos Gomes da Silva. Representando a Sociedade Civil: Titular: Maria Renailde Oliveira Santos e Antonio Araújo Soares. Suplentes: Carla Oliveira Souza Mendes e Wilian da Silva  Paixão.
A Conferência das Cidades foi criada pelo Ministério das Cidades e tem por objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de sexo, idade, raça e etnia, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.
FONTE:  VPN
Prefeitura de Várzea do Poço realiza a 2ª Conferência das Cidades Prefeitura de Várzea do Poço realiza a 2ª Conferência das Cidades Reviewed by Portal do Alto Alegre on 29.5.13 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.