Projeto Segunda Água beneficiará 168 famílias no Município de Várzea do Poço


Segundo o Secretário de Agricultura de Várzea do Poço , Sr. Valter João dos Santos, conhecido por Careca, esse Projeto é de suma importância para a nossa região , visto que a falta de chuvas é uma tônica no município. Existe uma preocupação muito grande dessa Secretaria com as famílias da zona rural, pois sem chuvas, essa população não consegue produzir alimentos para sua subsistência , que  é o principal foco desse Projeto. Por isso não mediremos esforços em implantá-lo , completa Careca.

A comprovada efetividade do Programa Cisternas incentivou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome ( MDS ) a criar o Programa Segunda Água , dentro do Programa Brasil Sem Miséria. A iniciativa apoia a construção de tecnologias sociais de captação de água de chuva em propriedades de agricultores familiares do Semiárido. A água de boa qualidade será utilizada para a produção agropecuária.


O Projeto em Várzea do Poço envolverá duas Secretarias : Secretaria de Agricultura e Secretaria de Assistência Social. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) desenvolve a ação Segunda Água que utiliza técnicas de captação de água da chuva para ser utilizada na produção de subsistência. Para a Segunda Água, são utilizadas  diferentes tecnologias de armazenamento de água, e ela é escolhida de acordo com as condições geográficas do local.

Uma técnica  do FATRES,  Sra  Ariane  Silva Sampaio , irá fazer todo o levantamento , colhendo dados das famílias   para saber quais são  as  que atendem os requisitos para a implantação do Projeto Segunda Água.

São requisitos para obtenção da implantação desse Projeto: A existência de condições como natureza da terra , declividade do terreno e do solo em cada propriedade    para implementar as tecnologias. Além disso , a família já deve ter sido atendida pela cisterna de placas.Dessa forma, uma vez garantida a água para beber ( Primeira  Água ) , aquela família poderá  ser beneficiada também com a água para  produção ( Segunda Água ).

Para ser beneficiário , uma ordem de prioridades deve ser respeitada : agricultores familiares que tenham prioritariamente mulheres como chefes da família , famílias com crianças até seis anos ,famílias com idosos acima de 65 anos , famílias com deficientes físicos e mentais , e famílias com crianças e adolescentes matriculados e frequentes na escola.

É um Projeto de  Consórcio Público do Território da Bacia do Jacuípe , formado por 14 prefeituras da Bacia do Jacuípe e representado pelos seus  prefeitos . Esse Projeto será executado pela entidade FATRES.

O Projeto Segunda Água será implantado no Município de Várzea do Poço entre abril e o final de novembro de 2014, quando todas as obras deverão estarem concluídas.
Atualmente já estão pré selecionadas para o Programa Segunda Água no Município de Várzea do Poço 150 famílias  , que irão ser analisadas pela técnica ,que verificará  se estão preenchendo  todos os requisitos básicos do Programa.

O CMDS ( Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável )  de  Várzea do Poço , fará a análise final e todo o acompanhamento desde a sua implantação até a sua conclusão.
São as seguintes Tecnologias que irão serem implantadas no Programa Segunda Água no Município de Várzea do Poço :


Barragem SubterrâneaA barragem subterrânea conserva a água da chuva infiltrada no subsolo e utiliza quatro tecnologias diferentes:

1- Renques assoreadores – construção simples e manual realizada com pedras. As pedras são arrumadas em fileiras sobre cordões de contorno em nível em terrenos inclinados.
2- Barramento assoreador – construção simples e manual realizada transversalmente ao leito de córregos e riachos com pedras. A função do barramento é proporcionar o acúmulo de solo e matéria orgânica a sua montante, formando pequenas áreas agricultáveis ao longo dos córregos e riachos.
3- Barragem subterrânea – construção transversal ao leito dos rios e riachos interceptando o fluxo, condicionando a água a se acumular no interior do solo a montante. Conserva a água de chuva infiltrada no subsolo.
4- Cacimbão – localizada na camada mais profunda da barragem. Permite melhor aproveitamento da camada saturada de água acumulada no seu interior, possibilitando a sua captação por bombeamento ou mesmo manualmente.


Cisterna Calçadão : A cisterna calçadão armazena 52 mil litros de água e é formada por uma área de captação, um reservatório de água e um sistema de irrigação. Com ela, é possível irrigar um "quintal rodutivo" ou ter água para criação de pequenos animais.


Tanque Trincheira Familiar: Destina-se  a  barrar as enxurradas, evitar a erosão, reter as águas pluviais e alimentar os lençóis de águas subterrâneas por meio de pequenas barragens ou mini açudes sucessivos nos locais em que ocorrem enxurradas.


Fonte : MDS/ Assessoria de Comunicação da PMVP
Projeto Segunda Água beneficiará 168 famílias no Município de Várzea do Poço Projeto Segunda Água beneficiará 168 famílias no Município de Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 15.4.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.