O IV Fórum do Adapta Sertão foi realizado na cidade de Várzea do Poço



O Prefeito Paulo José e o Secretario de Agricultura de Várzea do Poço receberam nessa quarta - feira 26/11 no auditório municipal da cidade , os representantes do Adapta Sertão e da REDEH - Rede de Desenvolvimento Humano para a realização do IV FÓRUM ADAPTA SERTÃO.

O IV Fórum Adapta Sertão, teve como um de seus objetivos o de apresentar os resultados da terceira fase do projeto ,que era o de beneficiar 100 famílias de agricultores familiares com tecnologias de trabalho no campo e assistência técnica.Fase em que esses agricultores familiares receberam motocultivadores, forrageiras , roçadeiras , balança e enfardadeira.



A Dra. Thaís Corral, uma das fundadoras da REDEH ,abriu os trabalhos saudando à todos e falando da importância do trabalho que vem sendo realizado e desenvolvido pela Redeh e Adapta Sertão junto aos agricultores familiares.


Presentes autoridades locais e da região , representantes das cooperativas e de classes trabalhistas rurais.


Focando na importância e na necessidade dos agricultores se organizarem como empreendedores através de cooperativas , único meio viável para que sobrevivam e obtenham rentabilidade daqui para frente, o Dr. Daniel Cesano um dos palestrantes, lembrou que para vencer os efeitos da seca precisarão de tecnologias e assistência permanente de pessoal qualificado.E completou: "Não cuidar da natureza é prejuízo econômico".Além da responsabilidade que cada um terá daqui para frente em preservar e fazer o recaatingamento como forma de sobrevivência no futuro.


Os impactos decorrentes da mudança climática podem ser transformados em oportunidades de desenvolvimento rural, com geração de renda e regeneração do meio ambiente. 




O Adapta Sertão é um projeto de adaptação à mudança climática que prevê a implantação de tecnologias de irrigação limpas para o uso mais eficiente dos recursos hídricos disponíveis no sertão. O Adapta Sertão aposta no fortalecimento do cooperativismo e na inclusão de mulheres e jovens no manejo produtivo dos recursos locais. 

Após levantamento das necessidades de tecnologias das famílias produtoras ,o Dr. Daniele Cesano mostrou quais seriam os eixos de atuação:


Modelo Produtivo Mais - Módulo Agroclimático Inteligente e Sustentável; acesso ao crédito;cooperativismo;assistência técnica preparada pela cooperativa;industrialização do alimento;comercialização do produto final;pesquisa e desenvolvimento e políticas públicas.

ASCOM/Prefeitura Municipal de Várzea do Poço 
 Fotos : Junior Perdigão
O IV Fórum do Adapta Sertão foi realizado na cidade de Várzea do Poço O IV Fórum do Adapta Sertão foi realizado na cidade de Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 26.11.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.