Vazamento e possível anulação do Enem 2014


Cancelamento do Enem 2014: Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram, nos dias 08 e 09 de novembro, as provas do Enem 2014 – Exame Nacional do Ensino Médio. Quando tudo parecia bem, um estudante piauiense prestou queixa na Polícia Federal, no último dia 12, quarta-feira, alegando fraude no teste. Desde então, muito se especula sobre uma possível anulação do Enem 2014.
Após o estudante Jomásio Barros, de 17 anos, prestar queixa na sede da Superintendência da Polícia Federal do Piauí, em Teresina, outros dois estudantes do mesmo Estado confirmaram a acusação. Segundo eles, todos receberam uma imagem com o tema da redação do Enem 2014. A foto com a folha da redação teria sido compartilhada por meio do aplicativo Whatsapp minutos antes da aplicação do Exame no domingo, dia 09.
Desde então, a Polícia Federal colocou em execução a Operação Apollo, que já cumpriu sete mandados de busca em Juazeiro do Norte, outros quatro mandados na Paraíba e um no Piauí. Até a última sexta-feira (14), quatro pessoas suspeitas de fraude no Enem 2014 já haviam sido presas.

Presidente do Inep diz que o Enem 2014 não será cancelado


Na manhã da última sexta-feira (14), o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), José Francisco Soares, afirmou que o cancelamento do Enem 2014 por causa do vazamento da redação e possíveis fraudes está completamente fora de cogitação. Ainda, segundo ele, não há nada que leve o Instituto à direção do cancelamento das provas.
De acordo com José Francisco, o Inep irá aguardar o fim da investigação da Polícia Federal para decidir os procedimentos que serão tomados a respeito do suposto vazamento. Segundo o presidente, “o fato é completamente isolado e a polícia está investigando”. Portanto, agora, resta aos candidatos esperar pelo desfecho da Polícia, confiando que o Enem 2014 não será anulado.
Polêmicas a parte, o Ministério da Educação (MEC) já informou que o resultado do Enem 2014 será divulgado no mês de janeiro, possivelmente nos primeiros dias. A nota dos candidatos nas provas serão utilizadas em processos seletivos de vários programas do Governo Federal: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Ciência sem Fronteiras.
Para mais informações sobre o vazamento e divulgação do resultado individual do Enem 2014.
Fonte: ENEM 2014
Vazamento e possível anulação do Enem 2014 Vazamento e possível anulação do Enem 2014 Reviewed by Portal do Alto Alegre on 18.11.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.