EDUCAÇÃO

Várzea do Poço: Emoção e alegria resumem a noite de formatura da turma do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Yêda Barradas Carneiro

Pela quarta vez desde a sua fundação, a Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro, localizado no Bairro do Alto Alegre em Várzea do Poço, realizou na noite desta quinta-feira, 11 de dezembro em suas dependências a solenidade de Colação de Grau dos Formandos do ano de 2014 das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, dos alunos do 5º ano.

“Estou muito feliz”, disse um dos alunos formandos. Sua frase resume o sentimento de todos na formatura. Durante todo o ano letivo de 2014, o aprendizado, a amizade, o carinho, as diferenças, as brincadeiras e as responsabilidades, foram alguns dos elementos que fizeram parte da vida dos formandos do 5ª ano. Através de uma convivência saudável pode-se perceber a evolução de cada um deles culminar em uma vitória. Não se trata de uma vitória de um “passar de ano” ou recebimento de um certificado, mas de perceberem que são capazes de lutar por seus objetivos e conquistá-los. 


A Mestra de Cerimônia Eliana Reis desejou boa noite a todos e convidou para compor a mesa de honra a Professora dos formandos Luzivam Araujo, o Prefeito Paulo José, a Diretora Nailde de Souza Lima, Vice-Diretora Elida Albuquerque e a professora Jutania Ribeiro.

Logo em seguida foi à vez das estrelas da noite desfilar no tapete vermelho, e abrilhantar o evento com seus carisma e elegância. 

A aluna Larissa Oliveira leu uma oração em prol da turma "Senhor, eu sou estudante e por sinal inteligente. Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar. Mas, como você sabe cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil. A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias. Eu sei que preparo hoje o meu amanhã, por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante. Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia. Abençoe a mim, minha turma e aos meus professores. Amém".

Dando continuidade, Nailde de Souza Lima, na qualidade de Diretora da Escola Yêda Barradas Carneiro, pelos poderes que a lei lhe confere, concedeu o grau de concluinte das Séries Iniciais do Ensino Fundamental a aluna Alice Pereira Soares que fez o juramento em nome da turma.

A Juramentista da turma foi a aluno Alice Pereira, juntos com seus colegas prometeram ao sair desta escola, cumprir fielmente tudo aquilo que aprendeu, a respeitar e amar seus pais e mestres, ser bom filho e bom aluno, ter sempre em seu coração a presença amiga de todos que ajudaram em sua formação.

A oradora da turma foi à aluna Bárbara Matos que ressaltou "Chegamos aqui hoje e estamos comemorando, não o final de nossa caminhada e sim, uma etapa que foi vencida. É só uma breve parada para agradecermos, antes de tomarmos novos rumos e partimos para novas conquistas".

Em uso de suas palavras, a professora dos formandos Luzivan Cordeiro Araujo, agradeceu primeiramente a DEUS por fazer possível uma noite tão especial na vida de todos os presentes, agradeceu ao prefeito Paulo José pelo apoio, dedicação e serviço prestado a escola, os agradecimentos também a direção da escola, Nailde de Souza Lima e Elida Albuquerque, a Mestre de Cerimônia Eliana Reis, ao porteiro Antunes Lima, aos colegas de trabalho, pais e alunos. No final de suas palavras a professora não escondeu a felicidade e ficou muita emocionada.

Em uso de suas palavras, o prefeito Paulo José parabenizou a todos por este momento importante, aos formandos, pais e toda equipe escolar pelo excelente rendimento na educação dessas crianças. O ensino da escola alcançou o melhor resultado do IDEB do município com 4,3 meta prevista para ser superada para 2017. Por fim, Paulo ressaltou a importância e a participação da família nesse processo educacional e desejou aos formandos muito sucesso nessa nova etapa de suas vidas.

A direção da escola em parceria com a prefeitura e os familiares dos formandos realizou um maravilhoso evento com uma belíssima ornamentação.

União, sem dúvida alguma, é a palavra que define o sucesso dos eventos da Escola Yêda Barradas Carneiro. A união dos funcionários e os colaboradores não mediram esforços para acontece-se esse grande evento, é uma equipe fantástica.  A festa foi realmente muito linda a Escola Yêda Barradas Carneiro agradece a todos os pais, amigos, colaboradores, professores e principalmente a todos os seus alunos pela maravilhosa festa.

Sonoplasta Antunes Lima e Michael Icaro, cobertura Várzea Filmes na pessoa de Ramon Trindade e Claudio Dias e o Portal do Alto Alegre.

Redação e Fotos: Antunes Lima / Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: Festa de confraternização no encerramento das aulas na Escola Yêda Barradas Carneiro.

A Unidade Escolar de 1ª Grau Yêda Barradas Carneiro, pertencente à rede municipal de ensino de Várzea do Poço, realizou nesta terça - feira 02 de dezembro de 2014 as festinhas em comemoração ao encerramento das aulas, cada professor confraternizou com seus alunos em sala de aula. 


Na quarta- feira (03) teve a festa de confraternização dos funcionários da referida escola. A festinha foi muito divertida e emocionante para todos os funcionários.

Mensagem da Equipe Escolar

Foi mais um ano de trabalho que se passou e os bons momentos da vida, feitos de tudo o que é forte, simples e belo, como um olhar, um sorriso, um gesto de amizade que foram apreciados e cultivados. Muitos desafios foram vencidos e outros objetivos foram lançados.

Agradecemos a Deus pelos presentes recebidos nesse ano letivo, pois cada aluno e funcionário em particular, marcou nossa escola de maneira única e especial. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

Por fim, a direção da Escola agradeceu a todos e desejou boas férias, um natal cheio de paz e amor e um próspero ano novo.


Da Redação do Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: Alunos da Escola Yêda Barradas Carneiro apresentam o Programa Mais Educação para a comunidade.

Na manhã desta segunda-feira, 01 de dezembro de 2014, alunos da Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro em Várzea do Poço colocaram em prática as atividades que estão sendo desenvolvida por meio do Programa Mais Educação (PME) ao se apresentar para toda a comunidade.

Os estudantes realizaram apresentações culturais de cordéis, fanfarra e festival de futebol de salão. As atividades foram realizadas na quadra da referida escola.



Estiveram presentes a Diretora da unidade escolar Nailde Souza, a secretaria escolar Eliana Reis, os monitores do programa, Antunes Lima, Jeoclésio, Uberlan, Caique, Filipe, Eliane, Maristela, Denes, Bala seca, a professora comunitária Iaura e toda à equipe da escola.

Da Redação do Portal do Alto Alegre


Várzea do Poço: Alunos do Programa Mais Educação da Escola Yêda Barradas faz divulgação no Município sobre apresentação do Programa para a Comunidade

Nesta segunda-feira 24 de novembro, os alunos que fazem parte do Programa Mais Educação da Escola Yêda Barradas Carneiro no município de Várzea do Poço, sob coordenação do monitor de Tecnologia Educacional Antunes Lima, estiveram em alguns pontos da cidade para realizar uma divulgação sobre a apresentação do programa, que acontecerá na próxima segunda-feira (01/12) na referida escola, com abertura da fanfarra, apresentações culturais de cordéis, festival de futebol de salão entre outras programações. 

Na oportunidade, os alunos tiveram satisfação de conhecer a Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Biblioteca Municipal, Colégio Municipal I.E.S.F.A, o Colégio Estadual Felipe Cassiano, Escola Abelardo Cerqueira, Creche Narjara Rios e Mônica Luiza e o PSF Alto Alegre.  


A direção de ensino da escola, convida a todos a prestigiar esse grande evento.

Data: 01/12/2014
Local: Escola Yêda Barradas Carneiro
Horário: 8:30h 

Da Redação do Portal do Alto Alegre
Fotos: Antunes Lima e Alunos

Várzea do Poço: Escola Abelardo Cerqueira Realiza Desfile para Celebrar a Chegada da Primavera


Primavera! Estação que proporciona aos alunos vivenciarem a alegria e a presença multicolorida das flores. A estação das flores permite trabalhar diversos eixos pedagógicos de maneira espontânea e lúdica. Além disso, os alunos gostam de flores, cores, pássaros, enfim, desse cenário característico da primavera.

E para marcar esse sentimento puro com a natureza, a Escola Abelardo Cerqueira em Várzea do Poço, promoveu nesta Quinta - feira (25/09), o seu 2º Desfile da Primavera em clima tropical com seus alunos.


As crianças demonstraram muito entusiasmo não só pela chegada da estação mais florida do ano, mas, como forma de conscientizar as pessoas, da importância de conservar e tornar o ambiente mais agradável e motivar à participação da comunidade e  dos próprios alunos.


Tudo foi preparado com muito carinho pela equipe de funcionários da Escola que ornamentou o Auditório Municipal Ronilson Mota. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi um grande sucesso, graças ao corpo docente da escola e a colaboração da comunidade.


Os primeiros a desfilarem na passarela foram os alunos da sala AEE juntamente com a diretora Silvia e as professoras Emiliana e Jaciara. Um momento único de alegria e muita emoção.



O incentivo da família e o entusiasmo dos professores para a realização do desfile foram fatores fundamentais para que o sucesso fosse alcançado.

As meninas e os meninos deram um show de beleza, simpatia e elegância na passarela, arrancando aplausos e elogios de todos os presentes. 


União, sem dúvida alguma, é a palavra que define o sucesso dos eventos da Escola Abelardo Cerqueira. A equipe de funcionários não mediram esforços para acontece-se esse grande evento, é uma grupo fantástica.  

A festa foi realmente muito linda a Escola Abelardo Cerqueira agradece a todos os pais, amigos, colaboradores, professores e principalmente a todos os seus alunos pelo maravilhoso desfile.


Jurados:

Willian, Jacy Rios, Cristiane Souza, Edna Reis e Rivancley Pacheco.



Mister: Luís Eduardo Barbosa e Miss: Sandy Evelin


O registro do 2º desfile da Primavera ficou por conta da Várzea Filmes e do Portal do Alto Alegre.

Redação e Fotos: Antunes Lima / Portal do Alto Alegre




Várzea do Poço: Creche Mônica Luiza Comemora a Chegada da Primavera com um Lindo Baile Tropical


Com a chegada da Primavera a Creche Mônica Luiza dos Reis em Várzea do Poço, realizou nesta terça-feira 23/09/2014, um lindo Baile Tropical com direito a apresentações dos alunos.


O Baile vem entrelaçar as sua musicalidade, criatividade e alegria, além de estimular novos hábitos e resgatar elementos da cultura local.

A diversão tomou conta das crianças, com brincadeiras direcionadas e muita música. Foi um dia extremamente agradável para os pequenos, que estavam vestidos a caráter.


Redação: Antunes Lima / Portal do Alto Alegre
Fotos: Tati Barreiros 

Várzea do Poço: Cerimônia Marca Abertura da VI Gincana Estudantil do I.E.S.F.A


Centenas de pessoas compareceram na noite desta terça-feira, 23 de setembro no Ginásio de Esporte em Várzea do Poço para prestigiar a cerimônia de abertura da VI Gincana Estudantil do Colégio Municipal Instituto Educacional São Francisco de Assis (I.E.S.F.A.) como tema“Desenvolvendo Habilidade na vivencia da cidadania”.


A abertura oficial da gincana teve inicio com professor Marcio Rogério realizando a acolhida de boa vindas. Logo em seguida convidou Tâmara Nunes para fazer uma homenagem através de uma bela música. 

A parte emocionante da abertura foi à homenagem prestado pela atual diretora Regina Célia, aos honrosos diretores que fizeram e fazem parte da história do I.E.S.F.A. 

Depois das homenagens, o grupo de dança “Conexão da Dança” realizou uma belíssima exibição, organizada pela coordenadora de cultura Ciomária Alves.


A VI Gincana Estudantil teve suas primeiras provas a serem realizadas. As equipes, Unidos em um sóLos HermanosLá Fênix, Slipknot e Eyes Black do turno matutino, apresentaram dança com o ritmo Maracatu.

No turno vespertino, as equipes Beijinho no ombroPonto de equilíbrio e Fênix dançaram o ritmo Dança de rua (Strike Dance).

O turno noturno, as equipes Luxúria e Explosão, se apresentaram com a dança do Carimbó.


Na oportunidade estiveram presentes ao evento, a Secretaria de Educação do Município Paula Luciana, o vice- prefeito Valdemir Souza Ferreira, o Vereador Jackson, a Coordenadora de Cultura Ciomária Alves, a direção do colégio, coordenadores escolares, professores, alunos e a comunidade.



A Gincana Estudantil tem sua continuação nos dias, 29/09 com provas internas, 09/10 provas esportivas, 14/10 provas comunitária e 24/10 encerramento da gincana.


Redação e Fotos: Antunes Lima / Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: Escola Yêda Barradas Carneiro e o Centro Municipal de Educação Infantil Narjara Rios Celebra a Chegada da Primavera


Para celebrar a chegada da estação mais florida do ano, a Escola Yêda Barradas Carneiro e o Centro Municipal de Educação Infantil Narjara Rios, promoveram nesta segunda- feira (22/09), um belíssimo desfile em homenagem a primavera, que percorreu as principais ruas do Bairro do Alto Alegre em Várzea do Poço.


Alunos, pais e a comunidade em geral, acompanhada pelos educadores desfilaram colorindo as ruas do bairro, saudando a estação mais feliz do ano com muito charme e capricho. Com fantasias de cores alegres e coloridas, as crianças foram distribuindo simpatia, chamando a atenção dos populares e arrancando aplausos e elogios dos mesmos.


A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno e começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.


Redação e Fotos: Antunes Lima / Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: Realizada Aula Inaugural do Centro Municipal de Educação Infantil Narjara Rios

A Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta Segunda-Feira (14/07), a aula inaugural do Centro Municipal de Educação Infantil Narjara Rios, no Bairro do Alto Alegre. 

Os educadores através da aula inaugural mostraram como será importante para o município o compromisso da instituição com o educar, cuidar e brincar para as famílias e crianças Várzeapocenses.

A aula foi bem divertida para as crianças, familiares e para os educandos. Aconteceu conto de histórias, brincadeiras, pinturas, além de se fantasiarem e cuidar da beleza, em um salão preparado especialmente para as meninas. 

Com uma estrutura das mais modernas, a Creche disponibilizará de: laboratórios de informática, salas adequadas à idade, recreio coberto, refeitório, almoxarifado, área de serviços contendo cozinha, vestiários, depósitos, estacionamentos, salas de leituras e um parque para as crianças se divertirem.

Da Redação do Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: Formação dos Profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil Narjara Rios

A Secretaria da Educação de Várzea do Poço realizou nos dias 08 e 09 de Julho de 2014 a formação dos profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil Narjara Rios.

Nesses dois dias de formação, os profissionais foram orientados por nutricionista, enfermeira e educadores para melhor atender aos alunos. Além de conhecer todos os espaços externo e interno do Centro.

Participaram do evento, o Prefeito Municipal Paulo José, a Secretária de Educação Paula Luciana, a Direção Escolar Glaucia Pereira e Ivaneide Souza, Coordenadores Pedagógicos Charles Mota, Elizelma Sousa e Edinailde Suzart, Nutricionista Daniela Ramos, Enfermeira Ivia Nilo, os profissionais da Pastoral da Criança, educadores e toda a equipe do Centro Municipal. 

Da Redação do Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: O Tradicional Arraiá do IESFA é realizado com sucesso


O tradicional Arraiá do Colégio do IESFA (Instituto Educacional São Francisco de Assis) ocorreu na noite desta quarta-feira, 18 de junho de 2014, na Quadra Municipal de Esportes.

A Quadra ficou completamente lotada pela comunidade que prestigiaram esse tradicional evento, todos querendo ver de perto, tirar fotos e filmar esse momento inesquecível.




A abertura oficial do arraiá começou com a participação de professores, coordenadores, assistentes pedagógicos, alunos e a Secretaria de Educação do município Paula Luciana que se apresentaram numa quadrilha bem animada.



Logo depois da quadrilha dos educadores, os alunos do IESFA deram um show na quadrilha e apresentação de dança.


Para finalizar o evento, o grupo Conexão da Dança organizada pela Coordenadora de Cultura Ciomária Alves fizeram uma belíssima coreografia no ritmo da Copa do Mundo.

Da Redação do Portal do Alto Alegre



Várzea Do Poço: O Tradicional Arraiá da Escola Yêda Barradas Carneiro


Na tarde desta segunda-feira, 16 de junho de 2014, aconteceu o Arraiá da Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro, na cidade de Várzea do Poço.

A escola promoveu com grande sucesso a sua tradicional festa junina, a atividade integra a proposta da Secretaria Municipal de Educação que incentiva a realização de comemorações dos festejos juninos.


O tradicional arraiá do Yêda foi muito bonito e bem animado, contou com a participação da Secretaria de Educação Paula Luciana, da direção Nailde de Sousa e Elida Albuquerque, professores, funcionários, alunos e comunidade. 


A festa teve apresentação da Rainha do Milho, a tradicional quadrilha onde foi animada pelo professor Leonidas (Léo), teve também brincadeira como quebra pote, comidas típicas e muito forró.  

Da Redação do Portal do Alto Alegre


Educadores e Alunos das Escolas em Várzea do Poço desfilam no Clima da Copa do Mundo


Na manhã desta quinta-feira, 12 de junho de 2014, as Escolas Municipais de Várzea do Poço, Yêda Barradas Carneiro, Abelardo Cerqueira, a Creche Municipal Mônica Luiza dos Reis e a Escola Particular Recanto Colorido desfilaram pelas ruas da cidade no clima da Copa do Mundo.


As Escolas saíram de suas respectivas localidade da cidade e se encontraram na Praça Edvaldo Valois, com animação das Fanfarras da Ong Comuhce e da Fanvárzea, comandados pelos maestros Guigor e Buiu.


Esse encontro foi organização pela Secretaria de Educação Paula Luciana que com Professores, Coordenadores, Assistentes Pedagógicos, participaram dos desfiles juntos com os alunos.


Aproveitando o clima de festa, a Escola Abelardo Cerqueira organizou a 1ª edição do Passeio Ciclístico, que contou com um grande número de participantes que vestiram a camisa verde e amarela e enfeitaram as bicicletas com a bandeira do Brasil. 










Várzea do Poço: Porteiros das Escolas Municipais são Homenageados pelo seu Dia


A Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários da Escola Municipal Yêda Barrasas Carneiro em Várzea do Poço, realizaram na tarde desta segunda-feira, 09 de Junho de 2014 uma grande surpresa ao funcionario Antunes Lima, pelo dia do Porteiro.

A festa foi feita por todos os funcionários, que fizeram questão de mostrar o carinho e admiração que sentem pelo porteiro da unidade escolar. 


Na última sexta-feira 06 de Junho, os funcionários da Escola Municipal Abelardo Cerqueira juntamente com a Coordenação Pedagógica organizaram uma emocionante homenagem ao PorteiroAntonio.

Da Redação do Portal do Alto Alegre

Em grande noite, Várzea do Poço assiste o Prefeito Paulo José , inaugurar o Centro Municipal de Educação Infantil Narjara Rios


Uma noite inesquecível para a cidade de Várzea do Poço.
Uma grande noite.Um sonho realizado.
A busca... , a luta.....a conquista.... e o sucesso na realização.


Contando com a presença da deputada estadual Sra. Neusa Cadore ,dos Prefeitos de Serrolândia Gildo Mota e Quixabeira Eliezer, dos representantes do Consorcio Público da Bacia do Jacuípe ,Vereadores,Secretários de Governo Municipal,representantes do deputado federal Daniel Almeida e do Sr. Bobô ex diretor – geral da Sudesb ,e presença maciça da população de Várzea do Poço, o Prefeito Paulo José inaugurou neste sexta-feira  30/05/2014, sua maior obra de governo até o momento: O Centro Municipal de Educação Infantil Narjara Rios. Nome esse em homenagem póstuma a filha do vereador Mineiro, que foi uma dedicada educadora e exemplo na área de educação


Com uma área construída de 1.323,58 metros quadrados, o espaço tem capacidade para 240 crianças em dois turnos ou 120 em turno integral. O prédio, térreo, tem cinco blocos, distribuídos entre as funções administrativa, de serviços e multiuso e blocos pedagógicos, um pátio coberto e área externa para playground, torre de água e estacionamento. O projeto leva em conta as necessidades de desenvolvimento físico, psicossocial, intelectual e social dos estudantes na faixa de até cinco anos, em combinação com a diversidade do país nos aspectos ambientais, geográficos e climáticos.

Amplo, moderno, atual, muito bem equipado e com salas  espaçosas para a educação infantil, o Centro causou surpresa e admiração aos presentes. 


A Secretária de Educação Paula Luciana não escondia sua alegria e satisfação em ver um sonho seu ser realizado. Foi muita luta até chegar aqui, mas compensou, me sinto realizada, completa Paula Luciana. Agora iremos iniciar uma nova etapa na educação infantil em Várzea do Poço.

A direção do Centro Narjara Rios, estará a cargo das educadoras Glaúcia Pereira e Ivaneide Paixão, que se empenharam nos mínimos detalhes, observados por todos nas instalações do Centro Infantil.

A alegria estava estampada nos rostos de todos os presentes. Muitos surpresos com a qualidade da obra e com o tamanho do Centro.


Antes do evento de inauguração foi assinado um acordo entre a Prefeitura , através da Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço e o Consorcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe no valor de R$ 1.815.353.58 , que serão utilizados em 168 tecnologias  do Programa Segunda Água.Essas tecnologias têm como principal função, armazenar  água de boa qualidade para a produção agropecuária.O objetivo visa proporcionar o acesso á água para a produção agroalimentar a famílias de baixa renda e residentes na zona rural , por meio de instalação das tecnologias, associadas a capacitação técnicas e formação para a gestão da água para a produção e intercâmbio de experiências, contribuindo diretamente para as famílias beneficiadas na melhora de suas condições de vida.


E para dar um colorido á festa ,alunos do Colégio IESFA fizeram uma apresentação da Fanfarra do Colégio.

O grupo Violeiros do Sertão , da  ONG Comuche, sob a coordenação do professor  músico Guigo, cantaram o Hino Nacional numa belíssima apresentação e para fechar o evento tiveram a participação do Cantor Toice e Gero.

Por: Assessoria de Comunicação da PMVP.
Fotos: Antunes Lima / Portal do Alto Alegre



AGUARDEM MAIS FOTOS DO EVENTO

Várzea do Poço: Aula Inaugural do Cursinho Pré-Vestibular Universidade Para Todos


Foi realizada a Aula Inaugural do Cursinho Pré-Vestibular Universidade para Todos, nesta segunda-feira dia 12 de Maio no Auditório Municipal Ronilson Mota em Várzea do Poço.

O projeto é resultado da parceria firmada entre Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e a Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, o qual atenderá 50 alunos oriundos de escolas públicas. Essa parceria tem trazido resultados muito positivos para o ingresso anualmente de vários alunos em Universidades Públicas. Os alunos contemplados foram selecionados com base nas médias gerais de Língua Portuguesa e matemática e a grade do curso contempla as disciplinas de língua portuguesa, literatura, redação, matemática, química, física, biologia, inglês, geografia e história.


A mestre de Cerimônia foi Cintia Alves, que apresentou aos alunos os Monitores de cada disciplina, enfocando a valorização e o compromisso dos profissionais do próprio município. 

As disciplinas serão ministradas pelos seguintes profissionais:

Redação: Rozinete Paixão

Química: Edna Reis

Geografia: Aline Rios

História: Thatiana Souza  

Biologia: Jhonny Gomes 

Matemática e Física: Ricardo dos Santos

Língua Inglesa: Pedro Vitório

Gramática: Elizelma Gomes

Literatura: Aline Barros


Na oportunidade o cantor Natã Oliveira cantou uma bela música.


Participaram da mesa institucional a Coordenadora Local do Programa: Katiane Mota, a qual encorajou a todos e relatou sobre a importância da valorização dessa oportunidade a Secretária da Educação Paula Luciana, Secretaria de apoio escolar Elizete Alves (Zetinha),  alunos da 3ª Edição, Monitores, a presença e apoio do Blog Portal do Alto Alegre na pessoa de Antunes Lima e o auxiliar técnico Michael Icaro.

HORÁRIO DAS AULAS * 

Horário
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta






19h00
Literatura
Redação
Gramática
Redação
História
19h40
Inglês
Matemática
Inglês
Química
Geografia
20h20
Química
Geografia
Literatura
Matemática
Física
20h50
Intervalo
Intervalo
Intervalo
Intervalo
Intervalo
21h05
Matemática
Química
Biologia
Física
Matemática
21h40
Gramática
Biologia
Biologia
História
Matemática












* O Horário pode sofrer alterações. 

Da Redação do Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: Escola Yêda Barradas Carneiro Realiza Festa em Homenagem ao Dia das Mães


Na última sexta-feira (09/05/2014) foi realizado mais um momento festivo na Escola Yêda Barradas Carneiro, uma confraternização em comemoração ao Dia das Mães. 


Houve a presença de muitas mães e estas abrilhantaram este ensejo, a Equipe Escolar preparou um ambiente agradável. As mães foram acolhidas pela Direção Escolar (Nailde e Élida).Logo após deu início as apresentações,as quais foram preparadas e realizadas por alunos e professores, também contou com a presença de Keila que cantou uma bela canção.


A homenagem continuou com brincadeiras para animar o clima e entrega de brindes e lembrancinha para as mães. Logo depois foi servido um delicioso lanche.


Em clima de homenagem e comemoração, toda Equipe Escolar da Yêda Barradas Carneiro desejou e deseja a todas as Mães, um feliz e abençoado DIA DAS MÃES! 

Da Redação do Portal do Alto Alegre
REDAÇÃO: Manu Lima e Antunes Lima
FOTOS: Antunes Lima

Várzea do Poço: Festa da Páscoa na Escola Yêda Barradas Carneiro.


A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Devido ao significado desta, a Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro, localizado no Bairro do Alto Alegre em Várzea do Poço realizou nesta terça-feira dia 15 de Abril de 2014,  uma belíssima confraternização entre alunos e funcionários, dentro do ambiente escolar, para comemorar esta data histórica e importante para o mundo. 


Em virtude do ensejo, foi explicada para os alunos a importância de se comemorar esta data, enfatizando a união e principalmente a vida do Senhor Jesus Cristo que, aliás, deve sempre estar presente em nossos corações.

Os alunos se reuniram no pátio para ouvir a palavra de Deus através das palavras dos professores, encenação dos alunos da Santa Ceia e vídeos relacionados ao dia da Semana Santa.  Logo depois cada um recebeu dos seus professores uma pequena lembrança em comemoração há esse dia, cestinhas com ovos de Páscoa.


O evento foi organizado pela Direção Escolar com o objetivo de resgatar o verdadeiro significado e importância da Páscoa, além de promover a integração entre todos da unidade escolar. Na oportunidade a Direção deseja a todos uma Feliz Páscoa.

Redação e Fotos: Antunes Lima / Portal do Alto Alegre

Município de Várzea do Poço realiza GT de Educação em Nova Esperança.


A Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, através de sua Secretaria de Educação, realizou nos dias 07 e 08 de março de 2014, o GT de Educação do Território de Identidade Bacia do Jacuípe-Micropolo 3 , no Povoado de Nova Esperança , Município de Várzea do Poço.


Com a presença dos Prefeitos de Várzea do Poço, Sr. Paulo José, do Sr. Edemilson dos Santos Rios, carinhosamente conhecido como Dida Felipão, Prefeito de Várzea da Roça e das seguintes autoridades:


Sra. Paula Luciana, Secretária de Educação de Várzea do Poço, Normeide Rios-Secretária de Educação de Várzea da Roça, Antonio Claudemir - Secretário de Educação de Mairi, Maria Ernestina-Secretária de Educação de Quixabeira, Ramistela Santana- Secretária da Educação de Pintadas, Sr. Carlos Alberto Presidente do CODES , Professor Antonio Reis -Assessor Pedagógico do GT, Sr. Aleandro e Sr. Rio vereadores de Várzea do Poço e Quixabeira, Irmã Iraci - representante da Igreja Católica , Perla Costa-diretora do Centro Educacional Coronel Antonio Lopes Filho e representantes da APLB dos municípios de Jacuípe, Mairí e Várzea da Roça, teve início as atividades.


Com o intuito de fomentar e consolidar o processo de formação e profissionalização de educadores/as da rede municipal, jovens agricultores, grupo de mulheres, sindicatos e associações, bem como parceiros estratégicos, através da estruturação do Projeto Centro Itinerante e Integrado de Formação em Educação no Campo, as Secretarias de Educação dos Municípios de Várzea do Poço, Várzea da Roça, Quixabeira e Mairí desenvolverão em parceria a referida proposta de formação, a qual contemplará uma equipe de multiplicadores da educação formal (educadores, gestores...) juntamente com os atores sociais (jovens, agricultores/as, mulheres, sindicatos, associações, grupo de mulheres...).

O Curso terá uma carga horária de 300 horas, distribuídas em 10 Oficinas Presenciais de 16 h cada, mais atividades desenvolvidas nas Unidades Escolares e Comunidade.

O GT da Educação que ora se realiza, está sob o comando da Secretaria de Educação de Várzea do Poço, sendo Paula Lucina sua Coordenadora. Fizeram-se presentes também representantes dos Municípios de Ipirá e Baixa Grande.

A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo Sr.Antonio Reis e pelo professor Sr. Charles.

Serão discutidos temas em mesas temáticas como:

Referências Teóricas da Construção da Educação do Campo no Semiárido Brasileiro.
Diretrizes Estratégicas para a Educação Básica nas Escolas do Campo.


Dando continuidade aos trabalhos, no sábado 08/03/2014 pela manhã, houve atividades físicas na quadra poliesportiva de Nova Esperança, com os professores de Educação Física Juliete Costa de Quixabeira, Valdemir Araujo de Várzea do Poço e Joseane de Mairi, que orientavam os profissionais da educação numa série de exercícios físicos de alongamento e aquecimento.

Logo em seguida a banda Fanfarra dos alunos que fazem parte do Programa Mais Educação do Colégio CECALF,se apresentaram sob o comandado do professor Moises Lima.


Em seguida os educadores visitaram uma propriedade rural do Sr. Ailson e tiveram a oportunidade de conhecer as tecnologias de convivência com o semiárido. O Sr. Valter João, conhecido por Careca, Secretário de Agricultura de Várzea do Poço se fez presente.

À tarde, aconteceu a socialização de tudo que foi trabalhado nesses dois dias de formação, encerrando assim o GT de Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMVP
Colaboração na matéria: Blog Portal do Alto Alegre
Fotografia: Junior Brasília e Antunes Lima.


FOTOS DA SEXTA-FEIRA ( 07/03/2014)

FOTOS DO SÁBADO  (08/03/2014)

Escolas da Rede Municipal de Várzea do Poço Festejam o Carnaval


Sorrisos, olhares, fantasias, passos, brilho, cores e muita alegria, foram assim que os alunos das escolas da rede municipal da educação de Várzea do Poço realizaram nesta quinta-feira dia 27 de Fevereiro o tradicional festejo carnavalesco.


Na escola Yêda Barradas Carneiro, as festividades começaram por volta das 08h30min da manhã, onde os alunos, pais e professores se reuniram para curtir e vivenciar uma das festas mais tradicionais da cultura brasileira. Ao som de marchinhas carnavalescas, as crianças desfilaram pelas principais ruas do Bairro do Alto Alegre esbanjando alegria e descontração.


A tarde foi à vez da escola Abelardo Cerqueira, desfilarem com seus alunos pelas principais ruas da cidade, passando pelo circuito do Várzea Folia e retornando a referida escola.


No clima de muita animação, os pequeninos da Creche Mônica Luiza dos reis se divertiram muito no baile de carnaval preparada especialmente para eles, organizado pela direção e professores.

Da Redação do Portal do Alto Alegre
Fotos: Antunes Lima, Júnior Brasília e Jaciara Trindade 

Várzea do Poço: Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro realiza a 1º Reunião de Pais e Mestres


A Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro, localizado no Bairro do Alto Alegre em Várzea do Poço, realizou na manhã e tarde desta quarta-feira (19/02) a primeira reunião de pais e mestres.    

Estiveram presentes pais e  responsáveis dos alunos, professores, a diretora Nailde Souza, Coordenadora Pedagógica Alzerita Santos, auxiliar de coordenação Fernando Jesus e a secretaria escolar Eliana.


Foi uma reunião extremamente positiva, contando com uma boa participação dos pais, isso demonstra o grau de comprometimento com a educação dos  filhos.

O encontro tevê como objetivo a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem, esclarecimento de dúvidas de interesse geral, além de firmar a parceria entre a escola e a família, compartilhando interesses e missões de benefícios para os alunos.


Da Redação do Portal Alto Alegre

Várzea do Poço: Volta as aulas na Escola Yêda Barradas Carneiro.


Nesta Segunda – feira 03 de fevereiro de 2014 iniciou o ano letivo da Rede Municipal de Educação em Várzea do Poço.

Após a Jornada Pedagógica que começou no dia 28 de Janeiro aonde os profissionais em educação do município tiveram a oportunidade de refletirem, inovarem e planejarem a prática educativa para o ano letivo de 2014, agora chegou à vez de coloca tudo isso em prática.


No primeiro dia de aula, os alunos, pais e responsáveis que estão matriculados na Escola de 1º Grau Yêda Barradas Carneiro, localizado do Bairro do Alto Alegre foram recepcionados com muita alegria pela Direção da Escola e pelos professores.



Depois de assistir vídeos relacionados à volta as aulas e brincadeiras no pátio, a Diretora Nailde de Souza Lima, apresentou toda equipe docente da escola aos alunos, pais e responsáveis. Logo em seguida os alunos foram conhecer a sala onde vai estudar e seus colegas e professora.

Da Redação do Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: Encerramento da Jornada Pedagógica com a Caravana da Alegria


Foi com um clima de carnaval que aconteceu na manhã desta sexta-feira (31), a Caravana da Alegria no encerramento da Jornada Pedagógica para os educadores da Rede Municipal de Educação de Várzea do Poço.


Com o tema “praticando atividades físicas e valorizando a arte” a Caravana da Alegria saiu da Avenida Nova Esperança no Bairro do Alto Alegre com a animação da fanfarra do programa Mais Educação do CECALF e do professor de Ed. Física Kleber Leal (Binho) que colocou os professores para fazer o aquecimento. Em seguida o cortejo cultural  percorreu as principais ruas do município, com paradas em pontos estratégicos para apresentações artísticas sob a coordenação das Arte Educadoras Cintia Alves e Ciomária Alves, passando na feira livre e chegando à Praça Edvaldo Valois no centro da cidade. 

Da redação do Portal do Alegre 








Várzea do Poço: Terceiro dia da Jornada Pedagógica 2014


O Município de Várzea do Poço, através da Secretaria Municipal da Educação esta realizando no período de 28/01 a 07/02 a Jornada Pedagógica, direcionada aos profissionais da rede municipal, onde os educandos estão tendo a oportunidade de participar do processo de qualificação profissional.

Os educadores participaram nesta quinta-feira (30 /01) no Auditório Municipal Ronilson Mota de uma palestra sobre “Inclusão: Caminho necessário para a ação educativa” com os palestrantes Charles Mota e Elizelma Sousa. 


Após a palestra, alunos do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena), O curso que é oferecido pela Faculdade Regional do Riachão do Jacuípe (FARJ), sob a coordenação local do Prof. Charles Mota, apresentaram um simulado de um jurado, “entre erro e acerto no ensino de aprendizagem”.


Após todas as explicações, encerrou-se o dia, que foi muito proveitoso e que certamente estão contribuindo bastante para a formação dos profissionais da educação.

Da redação do Portal do Alto Alegre

Várzea do Poço: Segundo Dia da Jornada Pedagógica Realiza Pesquisas de Campo no distrito de Itapura


Nesta quarta-feira 29 de Janeiro, teve inicio o segundo dia da Jornada Pedagógica, onde os educadores da educação tiveram a oportunidade de participar das pesquisas de campo no distrito de Itapura, conhecido popularmente como Mucambo município de Miguel Calmon.

Essa é uma proposta educativa da Secretária Municipal da Educação de despertar nos educadores o interesse pelo estudo de forma agradável e prazerosa e tem como objetivo criar um comprometimento com a natureza. 


As atividades da aula de campo tiveram inicio as 08:00 horas ao sair do Auditório Municipal Ronilson Mota com destino ao distrito citado acima, parando próximo da localidade para tomar um delicioso café da manhã.


Dando continuidade aos trabalhos, foram formados grupos para explorar todos os aspectos culturais, históricos, geográficos e o bioma do povoado. Esses grupos puderam vivenciar varias experiências de aprendizagem.  


Um dos grupos formados pesquisou a mineração Mina Empoeiras, onde foram muito bem tratados pela equipe de funcionários, que explanou cuidadosamente todas as perguntas e duvidas dos educadores. Logo depois os guias, Charles e Joaquim, acompanhado pelo professor Antonio Reis de Oliveira que é formado em Pedagogia Social e Teologia mostraram um pouco do processo da mineração.


A pesquisa de outro grupo foi direcionada à cultura e tradições locais, onde tiveram informações que a festa de São Roque que acontece no mês de agosto entre os dias 07 a 16, é uma das mais antigas e tem como forte participação feminina. Outra festa que tem como tradição é a Cavalgada das Mulheres, a primeira teve inicio no mês de março de 2006 com organização de Neguinha, Carmilha e Josete, as mesmas fizeram por três anos, de 2006 a 2008, assim passando a organização para Lene, Jussara, Cristina e Juliana, de 2009 a 2012. O evento não foi realizado em 2013 por conta da estiagem que castigou a região. Os educadores conheceram a museu do ex-jogador de futebol profissional, Canarinho como é popularmente conhecido.


No período da tarde, a Jornada Pedagógica teve continuidade no quiosque, onde os profissionais da educação fizeram a socialização de todas às pesquisas e trabalhos realizados, logo em seguida aconteceu o momento cultural que animou todos os educadores ao som da Banda de Pifanos de Itapura.

Da Redação do Portal do Alto Alegre

VÁRZEA DO POÇO: ABERTURA OFICIAL DA JORNADA PEDAGÓGICA 2014


Nesta terça-feira, 28 de Janeiro, a Secretaria Municipal da Educação de Várzea do Poço promoveu a abertura oficial da Jornada Pedagógica 2014. O evento teve inicio no Ginásio de Esporte com uma belíssima apresentação da Fanvárzea do município comandado pelo maestro Buiu. Dando continuidade, a professora Nena Rios encantou a todos com uma linda canção e em seguida foi servido um delicioso café da manhã ao som da moda de viola dos artistas da terra, Guigor Santos, Luana Santos, Adriel Nascimento e Uberlan Nascimento.


Após a abertura, o professor Charles Mota, explanou detalhadamente a proposta do tema da Jornada; “Transdisciplinaridade: Reafirmando a Identidade através da valorização dos Diversos espaços de Aprendizagem”.


O evento contou com a presença de gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino, a secretária municipal da educação Paula Luciana, o Prefeito Paulo José Ferreira, o vice-prefeito Valdemir, a primeira dama Simone Matos, o presidente da câmera de Vereadores Manoel Carneiro e os vereadores Aleandro, Mineiro, Jackson e Erivaldo Bastos, a Secretária da Saúde Klissia Trindade, a Coordenadora da Cultura Ciomária Alves, o Sociólogo Maciel José da Silva e Josenaide de Souza Alves coordenadora da Cooperativa de Produção da região do Piemonte da Chapada (COPES/ IF BAIANO).


Para finalizar as atividades pela manhã, os participantes puderam apreciar várias apresentações culturais do grupo teatral Gibão de Couro da cidade de Várzea da Roça.  



No período da tarde, a Jornada Pedagógica teve continuidade no auditório municipal Ronilson Mota, onde os profissionais da educação foram contemplados com o kit didático. No decorrer da Jornada foram realizadas oficinas sobre o Licurí, com o Sociólogo Maciel José da Silva e Josenaide de Souza Alves coordenadora da Cooperativa de Produção da região do Piemonte da Chapada (COPES/ IF BAIANO).


Para finalizar os trabalhos no primeiro dia da Jornada Pedagógica a Secretária da Educação Paula Luciana enfatizou a importância da educação de qualidade no município.

Da Redação do Portal do Alto Alegre

EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO Reviewed by Portal do Alto Alegre on 13.12.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.