Caravana de Agricultores Familiares de Várzea do Poço vai à Feira da Agricultura Familiar em Petrolina/Pe


Uma "Caravana do Programa Semiárido" de agricultores familiares organizada e realizada pela da Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço/Ba, conheceu e participou nesta quarta-feira 21/10 da Feira da Agricultura Familiar,realizada na cidade de Petrolina/Pe.

Saindo da cidade de Várzea do Poço/Ba às 03 horas da manhã da quarta-feira a "Caravana do Programa Semiárido", dividida em dois ônibus de luxo,levou cerca de noventa agricultores familiares de quatro comunidades do Programa Semiárido, à saber: Pé do Morro,Lajinha I e II e Gitirana que participaram do evento.

Chegada da "Caravana de Várzea do Poço"

O objetivo foi o de proporcionar aos integrantes da "Caravana" a oportunidade de conhecer novas tecnologias,novas experiências e equipamentos para serem aplicados na agricultura familiar.

Comandando a "Caravana" o Secretário de Agricultura de Várzea do Poço Valter João do Santos ( Careca) e equipe da secretaria.( na foto com Giloeno ao fundo).


A Feira foi realizada numa área de vinte hectares,sendo doze destinados à instalação de vitrines para demonstração de tecnologias em campo e oito hectares ocupados por estandes e salas climatizadas para palestras e minicursos sobre diferentes tecnologias em exposição.Nesse ambiente também ocorreram debates,seminários e fóruns.


Nesta edição a Feira repete a montagem da Vila da Economia Solidária , um espaço que busca fortalecer as experiências de processamento, comercialização e cooperativismo. 

Vila da Economia Solidária

O tema da Feira realizada pela Embrapa Semiárido e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Aproriada( IRPAA) foi : " Territórios,Água e Agroecologia: base para a vida no Semiárido".


Um dos stands mais visitados foi o que demonstrava tecnologia para dessalinizar a água salobra,tornando-a água potável. Esse processo faz parte do Programa Água Doce/Água para Todos.


O que mais chamou a atenção foi todo o processo de reaproveitamento da água,uma vez que dessalinizada, os dejetos vão para um tanque criatório de tilápias e a água do tanque vai para a irrigação de plantações, criando uma cadeia produtiva com aproveitamento total da água e preservando o meio ambiente.

ASCOM/PMVP
Caravana de Agricultores Familiares de Várzea do Poço vai à Feira da Agricultura Familiar em Petrolina/Pe Caravana de Agricultores Familiares de Várzea do Poço vai à Feira da Agricultura Familiar em Petrolina/Pe Reviewed by Portal do Alto Alegre on 22.10.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.