EM BUSCA DE SOLUÇÕES: PREFEITO E SECRETARIA DE SAÚDE DE VÁRZEA DO POÇO PARTICIPARÃO DE ENCONTRO NA CAPITAL


O Prefeito de Várzea do Poço, Paulo José Ferreira juntamente com Secretária de Saúde do município Klíssia Trindade participarão nessa quarta-feira 21/10 da Reunião Ampliada da Saúde, um encontro que será realizado na cidade de Salvador/Ba, onde os gestores municipais discutirão as ações a serem deliberadas frente ao subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a redução de recursos no orçamento do Ministério da Saúde e a insuficiência destes recursos para custeio das ações e programas nos meses de novembro e dezembro de 2015.

Para muitos especialistas na área, o maior problema do sistema de saúde do Brasil é o subfinanciamento do setor e não apenas os aspectos relacionados à gestão. Em audiência pública na comissão temporária destinada a propor soluções para o financiamento do sistema de saúde do Brasil, o secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Frutuoso disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta dificuldades financeiras desde a criação, uma vez que foi instituído no período pós-ditadura, em que havia instabilidade econômica, com o objetivo de atender de forma universal, integral e gratuita. Os problemas se aprofundaram, segundo Frutuoso, com a menor participação da União nos gastos do setor e o consequente aumento das responsabilidades dos municípios.

Apesar de reconhecer a existência de outros desafios a serem vencidos, como os relacionados a recursos humanos, modelo institucional, controle social, entre outros, o secretário afirmou que os recursos da União não aumentaram proporcionalmente à quantidade de serviços oferecidos e ao número de pessoas atendidas.

Informações: ASCOM/PMVP
EM BUSCA DE SOLUÇÕES: PREFEITO E SECRETARIA DE SAÚDE DE VÁRZEA DO POÇO PARTICIPARÃO DE ENCONTRO NA CAPITAL EM BUSCA DE SOLUÇÕES: PREFEITO E SECRETARIA DE SAÚDE DE VÁRZEA DO POÇO PARTICIPARÃO DE ENCONTRO NA CAPITAL Reviewed by Portal do Alto Alegre on 20.10.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.