PESQUISAS REALIZADAS FAVORECEM UMA RICA CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS INVESTIGATIVOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS VARZEAPOCENSES

No dia 09 de Fevereiro (Quinta-feira) aconteceu a sistematização dos materiais coletados em campo e o encerramento da Jornada Pedagógica. Num primeiro momento, formou-se a mesa, onde estiveram presentes o Prefeito Paulo José Ferreira, a Secretária da Educação Paula Luciana Sampaio, a Diretora de Cultura Ciomária Rosa, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Walter João – Careca, e os mediadores das oficinas: O Profº Antonio Reis de Oliveira, a Profª Msc. Cláudia Vasconcelos, e a Profª Msc. Joseane Bispo.
Após formar a mesa, os professores apresentaram as produções obtidas a partir das oficinas, a começar pela “Pesquisa de Campo em Trilha Ecopedagógica”, apresentaram em forma de música regional, literatura de cordel, paródia e slides o que vivenciaram nesta atividade. Abordaram sobre a visita aos cemitérios, na análise da arquitetura e das informações contidas nas placas. A visita ao “lixão”, discutindo sobre os resíduos sólidos e a preservação ambiental, assim como, a visita a alguns lugares como a Associação da Lajinha e alguns sítios dos arredores, analisando as áreas utilizadas pela agricultura familiar e do agronegócio, comparando os desmatamentos nas grandes x pequenas propriedades.                                                                                 
A segunda oficina a apresentar seus resultados foi a da "Cultura da Infância: Pesquisa das Brincadeiras Tradicionais de Várzea do Poço", uma atividade realizada com os moradores do Povoado de Itapoan, pelos professores de Educação Infantil e Séries Iniciais, no registro de diversas brincadeiras que tem sido esquecidas. De forma animada professores participantes da oficina e mediadora apresentaram muitas dessas brincadeiras. O grupo concluiu a apresentação comentando como foi importante esta atividade para a melhoria da prática pedagógica, no sentido de promover atividades de movimentos corporais e valorizar a cultura.
O último grupo a se apresentar foi o que discutiu a temática “Identidade, memória e oralidade: a história de Várzea do Poço no campo da pesquisa”. Este grupo, foi dividido em outros 5 subgrupos com temáticas diferenciadas sobre aspectos de Várzea do Poço. O Primeiro grupo apresentou a temática Política, estas pessoas entrevistaram D. Ninha e o vereador Nelton e foram a campo buscando mais informações sobre este aspecto. O segundo grupo tratou da Religiosidade, este grupo entrevistou a moradora Luíza Venézia, que relatou sobre sua vivência na religião desde a década de 60, tempo em que chegou ao município. Outro fator pesquisado foi a economia, o Sr. Tuna foi entrevistado e focou a década de 50, para que fossem percebidas as diferenças. Outro grupo pesquisou sobre a Educação, buscou informações na entrevista com a Profª Maridalva, uma das primeiras professoras do município, e por fim o grupo que fez a coleta de informações sobre a cultura, que buscou informações a partir da pessoa do Sr. Edgar, o mesmo colaborou ainda, cedendo algumas fantasias dos mascarados para que o grupo fechasse as apresentações envolvendo os presentes na dança de marchinhas de carnaval.
Fanfarra Piomonte da Chapada
 Após as impressões dos mediadores sobre os trabalhos realizados, e a fala da Diretora de Cultura que parabenizou e demonstrou-se disponível na realização das atividades, da Secretária da Educação que aproveitou para agradecer a todos pelo empenho e solicitar a continuidade deste envolvimento no decorrer do ano letivo e do Prefeito que abordou sobre a riqueza de um trabalho como este na valorização da cultura local, todos se dirigiram ao Ginásio de Esportes para o almoço ao som de voz e violão, com a dupla Gilberto e Rodrigo e em seguida com Guigo. Em seguida, a Banda de Fanfarra Piemonte da Chapada fez uma belíssima apresentação. As atividades da Jornada Pedagógica concluíram-se com a avaliação sobre todo o evento e a preparação da Aula Inaugural das escolas da Rede Municipal, que acontecerá no dia 13 de fevereiro, próxima segunda-feira.

VEJA MAIS FOTOS CLIQUE AQUI 
Secretaria Municipal da Educação e Coordenação Pedagógica
Várzea do Poço, 09 de fevereiro de 2012.

FOTOS: ANTUNES LIMA
PORTAL DO ALTO ALEGRE
PESQUISAS REALIZADAS FAVORECEM UMA RICA CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS INVESTIGATIVOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS VARZEAPOCENSES PESQUISAS REALIZADAS FAVORECEM UMA RICA CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS INVESTIGATIVOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS VARZEAPOCENSES Reviewed by Portal do Alto Alegre on 10.2.12 Rating: 5

Um comentário:

  1. Que mesa mais agradável! minha amiga Jose acompanhada de Claudinha Vasconcelos - que tenho certeza q apresentou um belissímo trabalho aí em Várzea. E pra completar o time minha amável Paulinha... adorei vê-las!!! Só sucesso.

    ResponderExcluir


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.