PROJETO FLORES DO JACUÍPE


Pode parecer curioso para alguns falar-se em cantigas de roda nos dias de hoje. Em tempos, em que estas manifestações da cultura popular espontânea estão com o seu espaço tão diminuído. Nas ruas, nas praças, nos quintais, nas escolas está mais raro de se ver ou ouvir-se das bocas infantis ou até mesmo das cantadeiras de roda de Várzea do Poço ( já idosas) aquelas canções que, na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras, guardam séculos de sabedoria e a riqueza condensada do imaginário popular .
Porém, sem estarem em alta, também não estão extintas. E configurando uma situação contrastante e quase contraditória - é certo que muitas vezes tendo partes omitidas ou formas esquecidas e transformadas, elas sobrevivem a era do computador. Talvez como um reflexo da busca do contato com a expressão genuína e ancestral que é, em última instância, insubstituível.

 Flores do Jacuípe , é mais um projeto da Secretaria Municipal da Cultura do Município de Várzea do Poço que  tem o objetivo de trazer do passado e despertar no presente as cantigas de rodas antigas,envolvendo adolescentes e adultos do município.

(Fotos tiradas no Projeto da UNEB- Plataforma Freire de Várzea do Poço, sobre as manifestações culturais do município, desenvolvido com professores das escolas Yêda Barradas, CECALF e Paulo Cassiano, tal projeto também aconteceu nas Creche Municipal Mônica Luiza e Abelardo Cerqueira nos dias 17 , 18 e 19 de abril).


POR: CIOMÁRIA ALVES

PROJETO FLORES DO JACUÍPE PROJETO FLORES DO JACUÍPE Reviewed by Portal do Alto Alegre on 21.4.12 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.