CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA EM VÁRZEA DO POÇO – BA, MESA REDONDA SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE PROPOSTA PELO COMPONENTE CURRICULAR PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Este
momento de comunicação teve como objetivo maior, o de socializar os estudos
realizados pelas estudantes do 1º Semestre do Curso de Graduação em Pedagogia
(Licenciatura Plena) a cerca das principais Teorias da Aprendizagem. Esta
atividade foi proposta pelo Componente Curricular Psicologia da Educação I e coordenada
no dia
19 de agosto de 2012 das 09h00 as 12h00 no Instituto Educacional São Francisco
de Assis – IESFA, local onde funciona o referido curso, por mim, Elizelma
Sousa, mediadora deste componente.
A pesquisa foi realizada ao
longo das 80hs. do Componente Curricular do semestre letivo 2012.1 que teve a
finalidade de perceber e refletir sobre a importância da
Psicologia da Educação, assim como, seus aspectos fundamentais na assimilação
do papel do educador, para melhor compreender o educando e o processo
ensino-aprendizagem.
Como introdução, foi
apresentada uma discussão relevante sobre: “Ensino:
As abordagens do processo”. Em
seguida, realizou-se a Mesa Redonda, através da apresentação caracterizada de
Skinner representando a Teoria Comportamentalista; Jean Piaget com o
Construtivismo e Vygotsky apresentando o Sócio-interacionismo, ambos teóricos
da Teoria Cognitivista; Carl Rogers com a Teoria Humanista; e Paulo Freire
abordando sobre a Teoria Sócio-Cultural.
A Mesa Redonda foi organizada
seguindo quatro etapas: 1ª Etapa: Apresentação da Biografia de cada teórico; 2ª
Etapa: Exposição oral das teorias por cada representante; 3ª Etapa: Blocos de
perguntas destinadas a cada representante; 4ª Etapa: Apresentação das
impressões de cada grupo e da professora, sobre os trabalhos realizados e a
aprendizagem obtida. Ver fotografias abaixo.
Fica o destaque de que
os resultados desta atividade foram excelentes, as graduandas superaram todas
as expectativas, tanto na devolutiva em relação às pesquisas realizadas sobre
as Biografias e Teorias, como na segurança da exposição, do trabalho minucioso
da caracterização, do nível satisfatório dos questionamentos, da coerência das
respostas e dos relatos detalhados das impressões da realização do trabalho,
que consideraram os acontecimentos da primeira reunião de preparação até os
últimos momentos da Mesa Redonda. Enfim, como futuras pedagogas demonstraram
que adquiriram muitas informações a cerca do entendimento de como o educando
aprende, assim como, o grande interesse em continuar pesquisando para
aperfeiçoar cada vez mais a função de educadoras.
Profª Esp.
Elizelma Sousa
Fotos: : Edenilde Teles , Kátia Sampaio e Taynara Assis
Figura
1 – Abertura da Mesa Redonda – Profª Elizelma Sousa
|
Figura 2 – Apresentação da Biografia de Skinner realizada
por Itielly Lima
|
Figura
3 - Apresentação da Biografia de Jean Piaget realizada
por Kely Matos
|
Figura 4 - Apresentação da Biografia de Vygotsky realizada por Kátia Sampaio |
Figura 6 -
Apresentação da Biografia de Paulo Freire realizada por Jozilda Araújo
|
Figura 8 - Momento do Debate |
Figura 9 -
Apresentação do relato do grupo 01: Andressa Pinho (apresentadora do relato),
Daiane Cunha, Genailde Silva, Itielly Lima, Lucinê Barros, Luzia Reis e
Thamilla Samapaio
|
CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA EM VÁRZEA DO POÇO – BA, MESA REDONDA SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE PROPOSTA PELO COMPONENTE CURRICULAR PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Reviewed by Portal do Alto Alegre
on
22.8.12
Rating:
Nenhum comentário: