CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA EM VÁRZEA DO POÇO – BA, MESA REDONDA SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE PROPOSTA PELO COMPONENTE CURRICULAR PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I


Este momento de comunicação teve como objetivo maior, o de socializar os estudos realizados pelas estudantes do 1º Semestre do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) a cerca das principais Teorias da Aprendizagem. Esta atividade foi proposta pelo Componente Curricular Psicologia da Educação I e coordenada no dia 19 de agosto de 2012 das 09h00 as 12h00 no Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, local onde funciona o referido curso, por mim, Elizelma Sousa, mediadora deste componente.
A pesquisa foi realizada ao longo das 80hs. do Componente Curricular do semestre letivo 2012.1 que teve a finalidade de perceber e refletir sobre a importância da Psicologia da Educação, assim como, seus aspectos fundamentais na assimilação do papel do educador, para melhor compreender o educando e o processo ensino-aprendizagem.
Como introdução, foi apresentada uma discussão relevante sobre: “Ensino: As abordagens do processo”.  Em seguida, realizou-se a Mesa Redonda, através da apresentação caracterizada de Skinner representando a Teoria Comportamentalista; Jean Piaget com o Construtivismo e Vygotsky apresentando o Sócio-interacionismo, ambos teóricos da Teoria Cognitivista; Carl Rogers com a Teoria Humanista; e Paulo Freire abordando sobre a Teoria Sócio-Cultural.
A Mesa Redonda foi organizada seguindo quatro etapas: 1ª Etapa: Apresentação da Biografia de cada teórico; 2ª Etapa: Exposição oral das teorias por cada representante; 3ª Etapa: Blocos de perguntas destinadas a cada representante; 4ª Etapa: Apresentação das impressões de cada grupo e da professora, sobre os trabalhos realizados e a aprendizagem obtida. Ver fotografias abaixo.
Fica o destaque de que os resultados desta atividade foram excelentes, as graduandas superaram todas as expectativas, tanto na devolutiva em relação às pesquisas realizadas sobre as Biografias e Teorias, como na segurança da exposição, do trabalho minucioso da caracterização, do nível satisfatório dos questionamentos, da coerência das respostas e dos relatos detalhados das impressões da realização do trabalho, que consideraram os acontecimentos da primeira reunião de preparação até os últimos momentos da Mesa Redonda. Enfim, como futuras pedagogas demonstraram que adquiriram muitas informações a cerca do entendimento de como o educando aprende, assim como, o grande interesse em continuar pesquisando para aperfeiçoar cada vez mais a função de educadoras.

Profª Esp. Elizelma Sousa
Fotos: : Edenilde Teles , Kátia Sampaio e Taynara Assis
Figura 1 – Abertura da Mesa Redonda – Profª Elizelma Sousa
Figura 2 – Apresentação da Biografia de Skinner realizada por Itielly Lima
           Figura 3 - Apresentação da Biografia de Jean Piaget realizada por Kely Matos
Figura 4 - Apresentação da Biografia de Vygotsky realizada por Kátia Sampaio

Figura 6 - Apresentação da Biografia de Paulo Freire realizada por Jozilda Araújo
Figura 7 – Lucinê Barros representando Skinner; Celma Cristina Mota representando Jean Piaget; Inara Sampaio representando Vygotsky; Normaci Cardeal representando Carl Rogers; e Marcia Louise Rios representando Paulo Freire.
   Figura 8 - Momento do Debate
Figura 9 - Apresentação do relato do grupo 01: Andressa Pinho (apresentadora do relato), Daiane Cunha, Genailde Silva, Itielly Lima, Lucinê Barros, Luzia Reis e Thamilla Samapaio
Figura 10 - Apresentação do relato do grupo 02: Celma Cristina Mota, Jaciele Rios, Jayza Almeida (apresentadora do relato), Joseane Souza, Josélia Araújo, Kely Matos e Laís Freitas
Figura 11 - Apresentação do relato do grupo 03: Eliane Rios, Kátia Sampaio (apresentadora do relato), Inara Sampaio, Lívia Lima, Janaína Fonseca, Marivânia Samapaio e Edirlane Matos


Figura 12 - Apresentação do relato do grupo 03: Ana Kamila Miranda, Jaciara Souza, Karine Silva, Normaci, Cardeal, Rogaciania Barbosa, Yvana Silva e as apresentadoras do relato: Deyjane Silva e Maria Floripes Ângelo

Figura 13 - Apresentação do relato do grupo 05: Ana Lúcia Oliveira, Edenilde Teles (apresentadora do relato), Edna Rosário, Jozilda Araújo, Maria de Lourdes Araújo, Marcia Louise Rios e Taynara Santos
Figura 14 - Professora Elizelma e os teóricos




CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA EM VÁRZEA DO POÇO – BA, MESA REDONDA SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE PROPOSTA PELO COMPONENTE CURRICULAR PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA EM VÁRZEA DO POÇO – BA, MESA REDONDA SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM, UMA ATIVIDADE PROPOSTA PELO COMPONENTE CURRICULAR PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I Reviewed by Portal do Alto Alegre on 22.8.12 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.