Cultura: "Os Caretas" movimentam a tarde do dia de Reis em Novo Paraíso


Na tarde desta segunda-feira (06) de janeiro, as ruas do Paraíso foram tomadas por centenas de crianças, adolescentes e adultos que participavam das comemorações ao dia de Reis. 

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". (Fonte Wikipédia). 


Dentre as tradições que mais chama atenção em nossa comunidade estão os “Caretas Pebas” onde dezenas de homens saem as ruas do Paraíso com fantasias de monstros, com mascaras e chicotes, para bater naqueles que os chamam de “Careta Peba”. 

O dia 06 de janeiro é esperando com grande animação por parte daqueles que participam desta brincadeira, as crianças pequenas se assustam ao ver “Os caretas” e os mais velhos correm para não apanhar dos mesmos. 


As comemorações se estendem pela noite do dia 06 com os “Reisados” e o “Bumba meu boi”, que sai pelas ruas do Paraíso.

Fonte: Paraíso Urgente.
Cultura: "Os Caretas" movimentam a tarde do dia de Reis em Novo Paraíso Cultura: "Os Caretas" movimentam a tarde do dia de Reis em Novo Paraíso Reviewed by Portal do Alto Alegre on 7.1.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.