Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço em parceria com o Consórcio Bacia do Jacuípe capacitam agricultores com o SISMA


O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe em parceria com a Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço está realizando a segunda capacitação com os agricultores e agricultoras beneficiados pelo Projeto 2º Água, implantando tecnologias de armazenamento de água para produção de alimentos.

As capacitações desenvolvidas através da metodologia do SISMA visa trabalhar técnicas simples que possibilitam as famílias o uso racional da água, para produção de alimentos, com base nas condições socioculturais e climáticas da região, para iniciar ou aprimorar a produção familiar, desenvolvida na sua unidade de produção agrícola.

Já foram realizados dois Cursos de Capacitação nos povoados de Pé do Morro e de Nova Esperança.As famílias beneficiadas serão capacitadas no melhor manejo do caráter produtivo com visão agroecológica da propriedade, garantido-lhes a segurança alimentar , nutricional e hídrica das famílias e do rebanho.

Ariane e Elton

Os Cursos estão sendo ministrados pelo engenheiro agrônomo Elton Sampaio e pela técnica agrônoma Ariane Sampaio.


Na primeira etapa de capacitações foi realizada o GAPA (Gestão da Água para a Produção de Alimentos), sendo apresentado para os participantes as tecnologias de armazenamento de água e como deve-se ter um bom manejo dos recursos hídricos. Agora está sendo desenvolvido o SISMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água para a Produção). Onde são desenvolvidos cursos de acordo a escolha do caráter produtivo de cada família, que optou por um determinado kit contendo ferramentas, insumos e/ou animais, de acordo a sua aptidão, podendo ser nas áreas de horticultura, caprino cultura, ovinocultura, apicultura, além de aves de corte e postura.

Secretário de Agricultura de Várzea do Poço "Careca" e a técnica agrônoma Ariane

Beneficiários de um dos Cursos

Modelo de aviário que os beneficiários irão receber além da tecnologia e acompanhado com os animais 

ASCOM/PMVP
Colaboração: Ariane Sampaio 
Fotos: Ariane Sampaio
Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço em parceria com o Consórcio Bacia do Jacuípe capacitam agricultores com o SISMA Secretaria de Agricultura de Várzea do Poço em parceria com o Consórcio Bacia do Jacuípe capacitam agricultores com o SISMA Reviewed by Portal do Alto Alegre on 16.1.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.