Situação da Barragem do Jacuípe é preocupante


Nesta terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015, a nossa reportagem visitou as imediações da Barragem de São José do Jacuípe. Dentre os locais estão, a conhecida banca e a bomba que manda água para a cidade de Várzea da Roça.

Ao caminhar pelas margens da barragem podemos perceber que o nível d’água caiu bastante, onde segundo funcionários da Irrigação a barragem se encontra com menos de 6% de sua capacidade. O que antes estava submerso pelas águas da barragem, hoje se encontra visível, mostrando que a escassez das chuvas está causando sérias consequências em nossa região. Na região onde se encontra a bomba que é responsável pelo abastecimento de Várzea da Roça, foi possível perceber o quanto a água baixou.
Casa que estava submersa pelas águas da barragem.

Além da falta de chuvas, outro fator preocupante é a não existência de políticas publicas de reflorestamento ao entorno do leito do Rio Jacuípe, causando assoreamento e deixando o nível rio raso, criando assim os volumes mortos em alguns pontos. Com isso deixa transparecer a despreocupação de muitos em relação a este problema que nós estamos enfrentando. Mas infelizmente o que acontece em nossa região é um desinteresse em querer preservar as nossas matas, florestas e fauna, e isto não acontece apenas com os meios governamentais, a própria população não tem a cultura de querer preservar aquilo que tem de mais rico, que é o nosso bioma, a Caatinga.


Situação da Barragem do Jacuípe é preocupante Situação da Barragem do Jacuípe é preocupante Reviewed by Portal do Alto Alegre on 17.2.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.