REUNIÃO EM VÁRZEA DO POÇO DISCUTE A TRÍPLICE EPIDEMIA NO MUNICÍPIO


Em reunião realizada no dia 18/11 entre Equipe a de Saúde do município de Várzea do Poço/Ba, gestor municipal e representantes do Núcleo Regional de Saúde – Jacobina, foi discutido a situação da Tríplice Epidemia no município de Várzea do Poço (Dengue, Zika Virus e Febre Chikungunya).

Foram traçadas algumas ações emergenciais para conter a situação como : realização de mutirão de visita para orientação e eliminação dos focos do Aedes Aegypti pelos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e borrifarão costal nas áreas com maior número de notificações da doença nas últimas semanas.

Os representantes do Núcleo Regional de Saúde trouxeram uma quantidade do Larvicida para tratar os reservatórios que não poderão ser esvaziados. No entanto, apesar das ações realizadas, lembramos que o uso do larvicida é só um apoio no combate ao mosquito, uma vez que, os focos do mosquito estão quase que em sua totalidade dentro das casas, o que realmente faz a diferença é o cuidado com os reservatórios que acumulam água (Caixas D’Água, tanques, tonéis, etc.).

Agente de Endemias de Várzea do Poço fazendo borrifação com inseticida para combater o mosquito transmissor

Secretária de Saúde Adverte!

A Secretária de Saúde do município de Várzea do Poço,Klíssia Trindade afirma que mais de 90% dos casas visitadas pelos agentes de saúde continham focos em grande escala do mosquito transmissor da dengue. Klíssia Trindade ficou alarmada com os números apresentados pelos agentes e concluiu: Ou matamos a larva do mosquito da dengue ou o mosquito nos matará.A população está sofrendo com a doença e não está fazendo a sua parte, não tem se mobilizado.Isso não pode continuar,afirma Klíssia Trindade.

Atenção Importante !

Manter os reservatórios bem tampados evitará que o mosquito se reproduza, e assim, conseguiremos eliminar a doença. É muito simples para tanques menores a cobertura pode ser feita com telas e ainda se você observar que seu reservatório de água apresenta “cabeça de prego” (larva) coe a água, lave o reservatório coloque a água novamente, isso já evitará que uma quantidade imensa de “cabeça de prego” (larva) se transforme em mosquito.

Secretaria de Saúde Alerta!

Além das ações citadas, desde o inicio da semana, o carro de som vem fazendo a divulgação da situação que vivemos bem como orientações de como cuidar dos reservatórios.

ASCOM/PMVP
REUNIÃO EM VÁRZEA DO POÇO DISCUTE A TRÍPLICE EPIDEMIA NO MUNICÍPIO REUNIÃO EM VÁRZEA DO POÇO DISCUTE A TRÍPLICE EPIDEMIA NO MUNICÍPIO Reviewed by Portal do Alto Alegre on 23.11.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.