População de Várzea Do Poço conhece documentário dos 10 anos de educação contextualizada e plano municipal de saneamento básico


O Lançamento do Documentário  sobre os 10 anos de Educação Contextualizada” produzido pela Cáritas Brasileiras  e do Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Várzea do Poço, aconteceu nesta quarta-feira 23/03 no Auditório Municipal Ronílson Menezes Mota, onde contou com as presenças do Prefeito Paulo José, o Vice Valdemir (Val) dos Vereadores Jackson, Nelton Rios, Manoel Carneiro, Mineiro, Aleandro alem dos Secretários municipais e população em geral.


De inicio a Secretaria da educação do Município Paula Luciana, deu as boas vindas e falou um pouco de o quanto é gratificante ver a evolução de um projeto de 10 anos que é a "A Educação Que A Gente Quer Do Jeito Que a Gente É" ser desenvolvido com tanto carinho e dedicação. 

Cleusa Alves

Em seguida apresentou a representante da Cáritas Regional Nordeste III, a Senhora Cleusa Alves que fez questão de frisar e parabenizar o município pela dedicação e evolução como foi retratado em um documentário resumido em 19 minutos onde alunos, professores, coordenadores e até mesmo pais do educandos poderão se sentir ainda mais utel em poder ajudar na educação dos seus filhos durante todo o projeto de 10 anos o qual está servindo de exemplo e estudo para outros municípios. 


Em seguida o Prefeito Paulo falou um pouco sobre o referido documentário e relembrou de quando o mesmo começou em 2005 quando o Cáritas  lançou o primeiro Documentário em Várzea do Poço: “Vídeo Cartas no Semiárido” e que com base nessa  experiência que já é utilizada como material pedagógico nos Projetos de Formação em Educação Contextualizada pela Cáritas, Diocese de Rui Barbosa, ASA, e realizou também o I Intercâmbio de Educação Contextualizada  no Semiárido Baiano em 2015. falou tambem sobre o projeito Com a publicação da Lei n.º 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todas as prefeituras terião obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Sem o PMSB, a partir de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico.

Durante meses uma equipe que foi formada atraves de reuniões, percorreram todo o município e também se reuniram com os representantes das localidades percorridas como intuito de mobilizar a sociedade a participar, pois a participação popular foi um importante instrumento para a realização do plano.

Ao informar e sensibilizar a população sobre seu direito de acesso à coleta e tratamento de esgoto, mobilizando diversos setores da sociedade.

 

Presentes no lançamento dos projetos, os Engenheiros da Simões & Sena, Washington Sena (Engenheiro sanitarista e Ambiental) e Simone Simões (Engenheira Civil),  responsáveis pela a elaboração do Plano, poderão dar mais explicações sobre tudo que aconteceu e o que fazer para melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas; principalmente ajudando a reduzir a mortalidade infantil 


·         Apoiar as ações em busca de melhoria da gestão do saneamento em todos os níveis – municipal, estadual e federal.
·         Contribuir para a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano -IDH.
·         Cobrar do Poder Público que este assegure recursos suficientes e permanentes de forma a se alcançar a universalização do saneamento.

Redação e Fotos: Várzea do Poço Notícias
População de Várzea Do Poço conhece documentário dos 10 anos de educação contextualizada e plano municipal de saneamento básico População de Várzea Do Poço conhece documentário dos 10 anos de educação contextualizada e plano municipal de saneamento básico Reviewed by Portal do Alto Alegre on 23.3.16 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.