Projeto Pró-Semiárido é lançado em Várzea do Poço


Fortalecer a agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento e modernização das atividades no campo, é um dos objetivos do Projeto Pró-Semiárido, apresentado nos dias 01 e 02 de fevereiro, nas comunidades rurais de Várzea do Poço-BA.


O evento de lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira (01/02) na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade de Laginha, onde o mesmo estará sendo beneficiado com o projeto.


O encontro reuniu lideranças da comunidade, como o presidente em exercício Ramon Trindade, Secretário de Agricultura Valter João dos Santos (Careca), além de lideranças politicas, como o Prefeito do Município Manoel Carneiro, o Vice-Prefeito Sodeval Ribeiro, Vereadores Jackson e Mineiro, a Coordenadora Regional da CAR Rejane, Engenheira Agrônoma da CAR Geisa, Assessor de Politicas Públicas Ângelo, Coordenador da APPJ Dilmo, Técnico responsável por Várzea do Poço Robinho e equipes de Técnicos Agrícolas da APPJ.


Durante à tarde, o projeto foi apresentado na Comunidade da Gitirana, onde varias pessoas estiveram presentes para acompanhar e participar das ações e estratégicas do projeto Pró-Semiárido.    

Na quinta-feira (02) aconteceu a apresentação do Projeto nas comunidades da Laginha 2 e na comunidade de Pé do Morro. 


O Projeto é do Governo do Estado da Bahia com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Secretaria de Desenvolvimento Rural, a CAR e a APPJ, e em parceria da Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, voltado para agricultores familiares das comunidades beneficiadas da Laginha 1, Laginha 2, Gitirana e Pé do Morro.

Serão beneficiadas diversas famílias no município, por meio dos serviços de assistência técnica, incentivo à produção agropecuária, comercialização dos produtos da agricultura familiar e acesso a outras políticas públicas.




O Programa

O Pró-Semiárido tem como objetivo promover o desenvolvimento rural baseado em princípios agroecológicos, com inclusão produtiva, e geração de emprego e renda. A construção de sistemas de abastecimento de água, agroindústrias, a assistência técnica e extensão rural (ATER), formação técnica para produtores e atuação em redes de cooperação socioprodutiva, estão entre as ações previstas no projeto, que serão executadas a partir de demandas apresentadas pelas comunidades rurais.


As ações do projeto serão coordenadas regionalmente pelos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFS), de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, que contarão com dez entidades locais de ATER, 25 agrônomos/as, veterinários/as e assistentes sociais, 115 técnicos/as em agropecuária e 115 jovens, entre 19 e 25 anos, que atuarão como Agentes Comunitários Rurais (ACR), atuando diretamente em 460 comunidades de 32 municípios selecionados, em cinco territórios de identidade.


Da redação do Portal do Alto Alegre

Projeto Pró-Semiárido é lançado em Várzea do Poço Projeto Pró-Semiárido é lançado em Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 2.2.17 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.