Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti


A Prefeitura de Várzea do Poço, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com os Agentes de Endemias vem intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.



As ações preventivas realizadas pelos agentes de endemias consistem no trabalho de tratamento dos depósitos vulneráveis à proliferação do Aedes aegypti, inspeção aos locais suspeito à criação do mosquito, colocação de remédios em recipientes que acumulam água, distribuição de peixes para cisternas, entre outras ações. Além de atividades educativas para orientar a população sobre como combater a infestação do mosquito e se proteger das doenças transmitidas pelo inseto.


O trabalho dos agentes vem sendo reforçado com mecanismo necessários para combater o mosquito, onde os profissionais estão percorrendo todas as ruas da cidade bem como orientando e auxiliando a população na limpeza de quintais e residências onde estão depositados materiais que possam servir de criadouros do mosquito da dengue.


A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os Agentes de Endemias vem utilizando peixe (piabas) no combate ao mosquito Aedes Aegypti em depósitos domiciliares de água no município.

A utilização de piabas surgiu como alternativa para acabar com as larvas do mosquito em recipientes de água domiciliares, onde se concentra o maior foco do mosquito. As ações de “peixamento” foram integradas as atividades convencionais de combate ao mosquito e têm sido realizadas pelos Agentes de Combate as Endemias.


A equipe de Controle de Endemias reforça que a colaboração da população nos procedimentos preventivos é indispensável no combate à Dengue. Assim retirar água em excesso dos vasos de plantas, garrafas, pneus e demais objetos que possam vir a acumular líquido no período das chuvas, assim como tampar as caixas d’água e sempre vistoriar os quintais à procura do mosquito transmissor é essencial.


Nesta época de chuva a proliferação do mosquito é muito grande, portanto a recomendação é de intensificar os trabalhos de combate ao Aedes Aegypti com o objetivo de evitar a proliferação da doença.

ASCOM-PMVP

Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti Reviewed by Portal do Alto Alegre on 20.5.19 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.