Secretário de Agricultura e agricultores de Várzea do Poço participam da 8ª FEIRAFES na cidade de Valente


O Secretário de Agricultura, Valter João (Careca), juntamente com agricultores da cidade de Várzea do Poço, centro norte Baiano, participaram da 8ª edição da Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES), nos dias 12 e13 de maio na cidade de Valente.


O evento realizado pela FATRES,  teve como objetivo contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando ao desenvolvimento rural e local sustentável, divulgação dos produtos da agricultura familiar, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda e apontar a diversidade territorial.

Reuniu todo tecido social e econômico da agricultura familiar regional afim de trocar experiências como comercialização, segurança alimentar e nutricional, exposição e comercialização dos produtos dos empreendimentos da Agricultura Familiar.


Foram realizadas exposições e leilões de caprinos, ovinos e equinos, julgamento de animais, oficinas e seminários. Ainda como parte integrante do evento, houve apresentações de manifestações culturais do Território do Sisal.  


O evento de abertura teve a apresentação do cantor Del Feliz, que recebeu o título de cidadão valentense, contou com a participação do prefeito do município de Valente, Marcos Adriano, do prefeito de Retirolândia, Vonte do Merim, representando a Federação dos Consórcios públicos da Bahia, Dival Pinheiro, o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), no Território Sisal, Célia Dourado, a Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), Ismael Ferreira e o Movimento de Organização Comunitária, Terezinha Santos.


Estavam presentes ainda os secretários executivos dos consórcios públicos dos territórios Sisal, José Silva, da Bacia do Jacuípe, Silvaney Araújo, da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/Bahia), Iara Andrade, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Mírian Belo, de câmaras de vereadores e secretarias municipais de municípios da região e de sindicatos de Trabalhadores Rurais, entre outras lideranças regionais.


O evento prosseguiu no sábado (13) com a palestra de José Paulo Crisóstomo da SETRE que teve como tema “O novo Modelo de Finanças do CREDIBAHIA" além de oficinas nos Stands sobre a multiplicação rápida de mandioca, o casqueamento de caprinos e ovinos,
minhocário, chocadeira caseira, diagnóstico das principais enfermidades de caprinos e ovinos, a importância do título da terra para o agricultor e agricultora familiar e água- fonte de vida, saúde e produção: Saberes e fazeres das mulheres no território no Sisal.

O evento foi fechado com uma Noite Cultural com as atrações, Forró do Teco, Cescé Amorim, Vaqueiro de Luxo e Givaldo José.


A iniciativa é da Fatres, em parceria com a Prefeitura Municipal de Valente, e conta com o apoio dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Território do Sisal, Organizações Sociais, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal.

Informações: VR14
Fotos: Weliton Liones












Secretário de Agricultura e agricultores de Várzea do Poço participam da 8ª FEIRAFES na cidade de Valente Secretário de Agricultura e agricultores de Várzea do Poço participam da 8ª FEIRAFES na cidade de Valente Reviewed by Portal do Alto Alegre on 15.5.17 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.