Campanha de vacinação contra gripe é aberta para toda a população


A campanha de vacinação contra gripe, que era destinada a grupos prioritários, foi estendida para toda a população da Bahia nesta segunda-feira (5). A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e segue orientação do Ministério da Saúde.
Segundo a Sesab, a campanha foi estendida para toda a população em função da baixa adesão do público prioritário, que envolve crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e indivíduos maiores de 60 anos.

Levando em conta os grupos prioritários, a meta da Sesab é de vacinar 90% das pessoas. Até esta segunda-feira, o órgão diz que a campanha atingiu 84% das pessoas. Ao todo, já foram aplicadas 2.636.905 doses da vacina contra a influenza em todo o estado.

Do público-alvo, os idosos foram os mais vacinados durante a campanha com 1.539.970 imunizações. Em seguida estão as crianças (573.601), trabalhadores da saúde (227.783), professores (130.276), gestantes (102.041), puérperas (20.021), indígenas (27.337), presos (9.415) e funcionários do sistema prisional (6.461).

Ampliação

O ministro da Saúde Ricardo Barros informou que a vacina contra a gripe seria liberada para toda a população, e não só para grupos prioritários, na sexta-feira (2), em Maringá, no norte do Paraná. De acordo com Barros, cada secretaria de saúde terá a autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta-feira (9), e não será mais prorrogada, segundo o ministro. Barros explicou que o inverno está muito próximo e que a população precisa tomar a vacina o quanto antes para que ela tenha efeito. “É importante que as vacinas sejam aproveitadas. Quem deseja pode buscar as unidades de saúde até que termine o estoque”, disse.

Segundo o ministro, das 60 milhões de dose adquiridas ainda restam 10 milhões em todo o país. O objetivo da liberação da imunização para toda a população é que não ocorra desperdício das doses já adquiridas. “O que nós desejamos é que vacina não se perca por decurso do prazo”, declarou.

Fonte: G1
Campanha de vacinação contra gripe é aberta para toda a população Campanha de vacinação contra gripe é aberta para toda a população Reviewed by Portal do Alto Alegre on 5.6.17 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.