Várzea do Poço Realiza a VII Conferência Municipal de Assistência Social


A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, realizaram nos dias 10 e 11 de Julho a VII Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento foi realizado no Salão Paroquial (Teatro), que teve como tema central “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”.


O evento teve por objetivo aproximar a sociedade civil das ações públicas e discutir a garantia dos direitos junto à população, além de avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A abertura do evento aconteceu na noite da segunda-feira (10), e teve seguimento durante todo o dia desta terça-feira (11), com apresentações, palestras, debate, avalições, elaborações e a escolha dos novos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.


A VII Conferência Municipal teve início às 8h30min, com o credenciamento e apresentação musical com participação do Cantor Guigo, ele que ministra aulas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 


Ao decorrer do evento foi apresentado palestra aos participantes, com o palestrante Diogenes Santiago da cidade de Mairi, que veio ao município e abordou detalhadamente sobre o tema da 7ª Conferência “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS"


Durante o evento, várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, o vice-prefeito Sodeval Ribeiro, o Presidente do Poder Legislativo Roque de Almeida Lima, vereadores Ednaldo Lima, Laertte Oliveira e Selminha Dultra, a participação de secretários e diretores municipais, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, profissionais da Assistência Social, do Bolsa Família, do Conselho Tutelar, das associações, de Sindicatos, grupos de idosos, do CRAS, servidores públicos e da sociedade civil.


Após o almoço, a Psicóloga do CRAS Charliana Teixeira fez as apresentações dos Eixos, onde dividiram em 04 (quatro) grupos para discutir e elaborar propostas de acordo com os subtemas e dimensões. 

Os temas abordados pelos grupos foram respectivamente: 

EIXO 1: A Proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais: 

EIXO 2: Gestão Democrática e Controle Social: O lugar da Sociedade Civil no SUAS.

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.


Logo após a realização dos trabalhos em grupos e a Plenária Final, foi realizada a eleição dos delegados que representará o município de Várzea do Poço na Conferência Estadual da Assistência Social em Salvador, ficando assim:


Delegados representando o Poder Público

Titular: Willian da Silva Paixão
Suplente: Maria Aparecida da Silva Gregório

Delegados representando a Sociedade Civil

Titular: Rosimeire Rios da Silva Abreu
Suplente: Robéria Silva Oliveira Santos

ASCOM-Prefeitura Municipal de Várzea do Poço

Várzea do Poço Realiza a VII Conferência Municipal de Assistência Social Várzea do Poço Realiza a VII Conferência Municipal de Assistência Social Reviewed by Portal do Alto Alegre on 11.7.17 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.