Parque Sete Passagens em Miguel Calmon registra novas imagens de onças


Na primeira quinzena de janeiro de 2019 novos vídeos de onças foram obtidos pelo “Projeto de Monitoramento de Diversidade de Fauna”, que vêm sendo executado pelo Professor Fábio Carvalho em parceria com o Ministério Público de Jacobina e o Instituto Água Boa.

Segundo o Promotor Pablo Almeida “os grandes carnívoros necessitam de extensas áreas para suprir suas necessidades energéticas, assim, qualquer redução de mata, através de queimadas e desmatamentos, pode implicar em perda de espécies, algumas das quais já são ameaçadas de extinção. Entre os carnívoros regionalmente ameaçados, destacam-se a onça-parda (Puma concolor), a Jaguatirica (Leopardus pardalis) e o Gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), todos já filmados na região de Jacobina e Miguel Calmon pelo projeto. Estas espécies foram categorizadas como “Vulnerável” no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio 2016).

Ainda segundo o Promotor Pablo Almeida promover incêndio em floresta ou mata constitui crime com pena de até 4 anos de prisão, delito este que pode ser praticado dolosa ou culposamente, por imperícia, imprudência ou negligência, de acordo com o art. 41 da Lei n. 9606, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais.

18 câmeras fotográficas do tipo TRAP foram e estão sendo utilizadas no trabalho, as quais são equipadas com sensores de movimento ou infravermelhos usadas para capturar fotos ou vídeos de animais selvagens com o mínimo de interferência humana possível.

As imagens obtidas agora foram gravadas em área remota do Parque Estadual, no mês de novembro de 2018, sendo que as câmeras foram mantidas na mata por quase 3 (três) meses, registrando vídeos, e resgatadas em janeiro de 2019. Seguem vídeos obtidos por estas câmeras

Fonte: Bahia Acontece 
Parque Sete Passagens em Miguel Calmon registra novas imagens de onças Parque Sete Passagens em Miguel Calmon registra novas imagens de onças Reviewed by Portal do Alto Alegre on 19.1.19 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.