Secretaria de Saúde de Várzea do Poço realiza atividade educativa em saúde com gestantes do município


Gestantes atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Várzea do Poço participaram na manhã desta sexta-feira (16/08/2019) no Auditório Municipal Ronilson Mota de um encontro educativo em saúde. 

O encontro com as gestantes realizado por meio dos profissionais de saúde (Enfermeiros, Coordenação de Atenção Básica, Agentes Comunitários de Saúde, entre outros) e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde teve por objetivo oferecer um espaço coletivo, para que as gestantes possam falar dos seus medos, vontades, sobre o que imaginam e para que tirem suas dúvidas sobre o momento que estão vivendo. 


Na oportunidade o Coordenador de Atenção Básica Joilson Junior, ressaltou alguns temas sobre a importância e cuidados especiais que elas devem ter durante a gravidez. Um deles é a amamentação até os seis meses de vida do bebê. O leite materno é uma alimentação saudável, completo e que contém todos os nutrientes e imunizantes que a criança precisa nessa fase. 


As unidades de saúde do município de Várzea do Poço realizam encontros com as gestantes durante todo o ano. Os encontros abordam temas diversos, que envolvem assuntos relacionados à gravidez, pós-parto e primeiros cuidados com o bebê. Trata-se de um conceito moderno de atendimento perinatal voltado para a humanização do processo gestacional e do parto. 

Esses encontros servem de preparação para o parto e trazem inúmeros benefícios, como a redução da ansiedade e do medo em relação ao parto, sucesso no aleitamento materno, tranquilidade e segurança nos primeiros cuidados com o bebê, diminuição dos riscos de depressão pós-parto, entre outros. 


A ação educativa com grupo de gestantes é uma ferramenta importante, pois permite que as mulheres tenham acesso ao conhecimento e sejam multiplicadora do mesmo para outras gestantes. Essas ações possibilitam conhecer o universo das mulheres gravidas e se torna um espaço de troca para compartilhar suas experiências como mães. Tais vivencias grupais, são de grande importância para o emponderamento das gestantes, fazendo com que elas se sintam mais seguras para superar as adversidades do período gestacional e pós parto. 

ASCOM-PMVP
Secretaria de Saúde de Várzea do Poço realiza atividade educativa em saúde com gestantes do município Secretaria de Saúde de Várzea do Poço realiza atividade educativa em saúde com gestantes do município Reviewed by Portal do Alto Alegre on 16.8.19 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.