Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
A Prefeitura de Várzea do Poço, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde vem intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
As ações preventivas realizadas pelos agentes de endemias consistem no trabalho de tratamento dos depósitos vulneráveis à proliferação do Aedes aegypti, inspeção aos locais suspeito à criação do mosquito, colocação de remédios em recipientes que acumulam água, distribuição de peixes para cisternas, entre outras ações. Além de atividades educativas para orientar a população sobre como combater a infestação do mosquito e se proteger das doenças transmitidas pelo inseto.
Nesta terça-feira (17/03/2020) os Agentes de Endemias em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde realizou ações, utilizando peixe (piabas) no combate ao mosquito Aedes Aegypti em depósitos domiciliares e comerciais.
A utilização de piabas surgiu como alternativa para acabar com as larvas do mosquito em recipientes de água domiciliares, onde se concentra o maior foco do mosquito. As ações de “peixamento” foram integradas as atividades convencionais de combate ao mosquito.
A ação tem o objetivo de sensibilizar a população para os cuidados e o bloqueio da transmissão da dengue, principalmente neste período com alternância de sol, chuva, circulação de pessoas, vírus e mosquitos, momento favorável ao surgimento de casos da doença.
A equipe de Controle de Endemias reforça que a colaboração da população nos procedimentos preventivos é indispensável no combate à Dengue. Assim retirar água em excesso dos vasos de plantas, garrafas, pneus e demais objetos que possam vir a acumular líquido no período das chuvas, assim como tampar as caixas d’água e sempre vistoriar os quintais à procura do mosquito transmissor é essencial.
ASCOM-PMVP
Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
Reviewed by Portal do Alto Alegre
on
17.3.20
Rating:
Nenhum comentário: