Estudantes e populares realizaram a Caminhada da Consciência Negra em Madre de Deus

A cidade de Madre de Deus foi palco da Caminhada da Consciência Negra neste sábado (19), fortalecendo o novembro afro-brasileiro. Centenas de jovens, pais, representantes de entidades negras e autoridades acompanharam o evento bastante animados e propositivos.
A caminhada da Consciência Negra foi promovida pelo Complexo de Educação Municipal Prof. Magalhães Netto - CEMPMN em parceria com o Colégio Estadual Antônio Balbino - CEAB e com Centros de matriz africana. Segundo o diretor do Magalhães Netto, professor Mário Ângelo Barreto, “a Caminhada faz parte da proposta pedagógica da escola a partir deste ano. A ideia da escola é discutir temas relacionados com a pauta dos povos tradicionais, através de estratégia lúdica e cultural com a participação ativa dos alunos do ensino fundamental”.
A Caminhada da Consciência Negra estava prevista para sair às 9h, mas a cidade sofreu uma tempestade muito forte, que impôs aos organizadores a possibilidade de adiamento. “A chuva foi apenas para consagrar nosso dia”, garantiu Nady, representante de Centro de Matriz Africana. Assim que a chuva passou, uma multidão de alunos se concentrava na frente do Magalhães Netto, onde lancharam e assinaram lista de presença.
Estudantes de Madre de Deus participaram da Caminhada da Consciência Negra
O evento foi aberto para a comunidade participar. Quem não pode acompanhar os quase 3 km da caminhada, prestigiou da porta de casa ou da fachada dos sobrados. O prefeito municipal Dailton Filho participou de todo trajeto e ainda apreciou a feijoada servida na Escola Magalhães Netto. O ex-candidato ao governo do Estado da Bahia e ativista social, Kleber Rosa, compareceu ao ato e ficou surpreso com o movimento. Rosa registrou muitas fotos com fãs e se colocou a disposição das ações populares. Rita Mattos, Secretária de Educação, Vitor Mancini, Secretário de Cultura e Turismo e a ouvidora Rose Negona também acompanharam a caminhada.
O ato tomou as ruas pouco mais de 10h, embalado por uma fanfarra do município de Camacari e dois minitrios. Além de cartazes e muita música temática, os alunos e alunas se maquiaram, usaram adereços afros e contagiaram as ruas de Madre de Deus. A caminhada da Consciência Negra encerrou na orla marítima da cidade. Os organizadores ficaram felizes com o resultado do evento e garantiram mais uma edição em 2023.
Estudantes e populares realizaram a Caminhada da Consciência Negra em Madre de Deus
Reviewed by Portal do Alto Alegre
on
21.11.22
Rating:
Reviewed by Portal do Alto Alegre
on
21.11.22
Rating:

Nenhum comentário: