Nivel do Rio Itapicuru sobe e preocupa moradores da cidade do Conde


Moradores da cidade de Conde, localizada no litoral da Bahia, permanecem em estado de alerta devido ao aumento do nível do Rio Itapicuru.

No último domingo, 07/4, o nível do Rio atingiu a marca preocupante de 797 centímetros, medida ultrapassa significativamente o limite de alerta de inundação, estabelecido em 635 centímetros.

Nesta quarta-feira, 10/4, vídeos e fotos foram postadas por moradores da região que mostram o Rio com o volume de água impressionante, já avançando próximo a algumas moradias da região ribeirinha como por exemplo na barra da Siribinha, onde o Itapicuru deságua no mar.



O volume das águas do Itapicuru subiu consideravelmente devido a incidência de chuvas que ocorreram na região das cidades por onde o rio passa, no seu trajeto até a cidade do Conde, onde encontra o litoral.

O Itapicuru tem dois braços, o Itapicuru-Açu, que nasce no limite entre os municípios de Antonio Gonçalves e Campo Formoso, e o Itapicuru-Mirim, afluente temporário com a nascente entre Jacobina e Miguel Calmon, também no Piemonte Norte da Chapada Diamantina.

Seu curso segue no sentido Oeste-Leste, de forma praticamente perene durante o ano todo, fato relativamente raro nesta região. Passa pelas estâncias hidrominerais de Caldas do Jorro e Caldas de Cipó e deságua no oceano Atlântico no município do Conde.

Bahia Acontece
Nivel do Rio Itapicuru sobe e preocupa moradores da cidade do Conde Nivel do Rio Itapicuru sobe e preocupa moradores da cidade do Conde Reviewed by Portal do Alto Alegre on 11.4.24 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.