CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM VÁRZEA DO POÇO – BA
O
objetivo central deste momento de comunicação foi o de socializar os resultados
da pesquisa na identificação das principais queixas no âmbito da gestão escolar
da rede municipal de Várzea do Poço e elaboração de projetos de intervenção
realizados por estudantes do 4º Semestre do Curso de Graduação em Pedagogia
(Licenciatura Plena) que funciona no Município de Várzea do Poço (BA). O curso
é oferecido pela Faculdade Regional do Riachão do Jacuípe (FARJ), sob a
coordenação local do Prof. Charles Maycon de Almeida. A atividade foi
coordenada por mim, Elizelma Sousa docente do Componente do Curricular Gestão
Escolar, no dia 16 de junho de 2012 das 19h00 as 22h30min no
Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, local onde funciona o
referido curso.
A pesquisa
foi produzida pelos estudantes ao longo das 80hs. do Componente Curricular do
semestre letivo 2011.2 que teve a finalidade de introduzir a reflexão da prática
gestora na nova perspectiva de gestão participativa e democrática no curso de
graduação em Pedagogia. A proposta apresentou duas etapas de estudo: a primeira
foi a pesquisa que contempla temas atuais da gestão escolar e a segunda foi a
produção de pesquisa teórica voltada para á análise e intervenção de problemas vivenciados
pela comunidade varzeapocense no âmbito escolar (considerando a Educação
Infantil ao Ensino Fundamental).
Como introdução,
apresentei uma discussão relevante sobre: “Os
fundamentos e Princípios da Educação e da Gestão Escolar”, tratando da
prática gestora na resolução de problemas a partir de uma gestão
participativa. Em seguida, foi realizou-se
a socialização da pesquisa e produção dos estudantes que ocorreu sob a
forma de seminários, organizada em seis sessões sistematizadas por projetos de
intervenção, a saber: 1) Respeitando e Convivendo com as Diferenças; 2) Cidadania: Viver e
Aprender; 3) Família e Escola em Parceria.
4) Leitura e Escrita como
Instrumento da Prática Diária do Professor; 5) Brincando e Aprendendo; 6) É Hora de Cantar. Ver fotografias
abaixo.
Fica o destaque de que
a socialização dos projetos de intervenção foi surpreendente, os graduandas
apresentaram excelentes propostas a serem desenvolvidas em Unidades Escolares
da Rede Municipal de Ensino de Várzea do Poço, demonstrando que estão sendo bem
preparados para atuarem. Fica agora o desafio e meu incentivo para que juntas
aos gestores das escolas em questão, as graduandas enquanto futuras pedagogas, executem
tais propostas em prol da aprendizagem de nossas crianças e jovens educandos.
CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM VÁRZEA DO POÇO – BA
Reviewed by Portal do Alto Alegre
on
29.6.12
Rating:
Nenhum comentário: