CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM VÁRZEA DO POÇO – BA


O objetivo central deste momento de comunicação foi o de socializar os resultados da pesquisa na identificação das principais queixas no âmbito da gestão escolar da rede municipal de Várzea do Poço e elaboração de projetos de intervenção realizados por estudantes do 4º Semestre do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) que funciona no Município de Várzea do Poço (BA). O curso é oferecido pela Faculdade Regional do Riachão do Jacuípe (FARJ), sob a coordenação local do Prof. Charles Maycon de Almeida. A atividade foi coordenada por mim, Elizelma Sousa docente do Componente do Curricular Gestão Escolar, no dia 16 de junho de 2012 das 19h00 as 22h30min no Instituto Educacional São Francisco de Assis – IESFA, local onde funciona o referido curso.
A pesquisa foi produzida pelos estudantes ao longo das 80hs. do Componente Curricular do semestre letivo 2011.2 que teve a finalidade de introduzir a reflexão da prática gestora na nova perspectiva de gestão participativa e democrática no curso de graduação em Pedagogia. A proposta apresentou duas etapas de estudo: a primeira foi a pesquisa que contempla temas atuais da gestão escolar e a segunda foi a produção de pesquisa teórica voltada para á análise e intervenção de problemas  vivenciados pela comunidade varzeapocense no âmbito escolar (considerando a Educação Infantil ao Ensino Fundamental).
Como introdução, apresentei uma discussão relevante sobre: “Os fundamentos e Princípios da Educação e da Gestão Escolar”, tratando da prática gestora na resolução de problemas a partir de uma gestão participativa.  Em seguida, foi realizou-se a socialização da pesquisa e produção dos estudantes que ocorreu sob a forma de seminários, organizada em seis sessões sistematizadas por projetos de intervenção, a saber: 1) Respeitando e Convivendo com as Diferenças; 2) Cidadania: Viver e Aprender; 3) Família e Escola em Parceria. 4) Leitura e Escrita como Instrumento da Prática Diária do Professor; 5) Brincando e Aprendendo; 6) É Hora de Cantar. Ver fotografias abaixo.
Fica o destaque de que a socialização dos projetos de intervenção foi surpreendente, os graduandas apresentaram excelentes propostas a serem desenvolvidas em Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Várzea do Poço, demonstrando que estão sendo bem preparados para atuarem. Fica agora o desafio e meu incentivo para que juntas aos gestores das escolas em questão, as graduandas enquanto futuras pedagogas, executem tais propostas em prol da aprendizagem de nossas crianças e jovens educandos.
Figura 1 – Introdução ao Seminário de Comunicação dos Projetos de Intervenção – Profª Elizelma Sousa 



Figura 2 - Apresentação do Projeto:
Respeitando e Convivendo com as Diferenças – Graduandas: Acely Rodrigues; Ana Valéria Araújo; Genailde Oliveira; Izana Salete Lopes; Juliana Barreto; Laiane Souza; Raulinda Lomes; e Thamila Matos.

Figura 3 - Apresentação do Projeto: Cidadania: Viver e Aprender – Graduandas: Andressa Santos; Aparecida Brasileiro; Cleivonete Rios; Daniela Rios; Dayane Cunha; Itielly Rios; e Luzia Barros.


Figura 4 - Apresentação do Projeto: Família e Escola em Parceria – Graduandas: Daniela Pereira; Eliane Lopes; Jaqueline Ferreira; Katiane Ramos; e Luzivan Cordeiro.



Figura 5 - Apresentação do Projeto: Leitura e Escrita como Instrumento da Prática Diária do Professor – Graduandas: Elis Regina Silva; Jaciele Moreira; Josefa Nidivam Almeida; Marconeide Costa; Maria Conceição Costa; e Maria Sibele Costa.



Figura 6 - Apresentação do Projeto: Brincando e Aprendendo – Graduandas: Elizângela Santos; Josélia Araújo; Jamile Lima; Luciene Lima; Luzirene Barreiros; Marisa da Paz; Renilde Nunes; e Rosimeire Sampaio


Figura 6 - Apresentação do Projeto: É Hora de Cantar – Graduandas: Charlene Mota; Ciomária Rosa Alves; e Edinaide Suzart.


TEXTO E FOTOS:  Profª Esp. Elizelma Sousa







CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM VÁRZEA DO POÇO – BA CURSO DE PEDAGOGIA PELA FARJ REALIZA SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM VÁRZEA DO POÇO – BA Reviewed by Portal do Alto Alegre on 29.6.12 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.