PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO: RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA CHEGA A CAPIM GROSSO


Está montado na Praça 09 de Maio, a conhecida Praça da Prefeitura, o Micro-ônibus da Secretaria da Saúde do Governo do Estado, com o Programa Saúde em Movimento, que tem como objetivo prevenir o Câncer de Mama. O atendimento está acontecendo na Praça 09 de Maio e vai até o dia 3 para mulheres entre 50 a 69 anos.
Confira mais informações sobre o Programa:
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostraram uma estimativa do número de casos novos de câncer de mama em 2011 na Bahia que foi de 1.970, sendo 780 na capital. Até maio de 2011, foram registrados 217 óbitos em mulheres. Para mudar esta estimativa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), iniciou neste ano de 2012 o programa Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama.
O objetivo da iniciativa é realizar mamografia em 4.451 mulheres entre 50 a 69 anos.
Os exames são realizados em uma unidade móvel, que vai percorrer 28 microrregiões do estado. De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel, Rose Simões, as unidades visam facilitar o acesso das moradoras à prevenção da doença que mais mata as mulheres.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, o programa será executado durante dois anos. Solla explica que a ação conta com três etapas, sendo a primeira de mamografia; a segunda vai ocorrer caso haja suspeita de nódulo na mama, quando a paciente será encaminhada a uma unidade especializada de oncologia para realizar exames confirmatórios, como ultrassonografia. A terceira etapa será após confirmação do resultado positivo da doença, quando as mulheres serão encaminhadas para realizarem o tratamento especializado, entre estes, quimioterapia, radioterapia.
“Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. Além dos exames, queremos que esse seja um trabalho educativo que conscientize as mulheres sobre a importância da prevenção”, disse.
Informações SECOM/Governo da Bahia/Foto: Arnaldo Silva.
PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO: RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA CHEGA A CAPIM GROSSO PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO: RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA CHEGA A CAPIM GROSSO Reviewed by Portal do Alto Alegre on 27.6.12 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.