Agricultores trocam plantação de capim por palma no território do jacuípe


AS CHUVAS DO INICIO DE NOVEMBRO MINIMIZOU UM POUCO O SOFRIMENTO, MAS O SINAL DE ALERTA VOLTA A SE ASCENDER EM ALGUNS MUNICÍPIOS QUE NÃO CONSEGUIRAM ARMAZENAR MUITA ÁGUA.


Existe constante cobrança no Nordeste Brasileiro ações para o combate a seca, mas esse desejo parece utopia, pois os antepassados sofreram com as longas estiagens e passaram pelo sofrimento que a grande maioria dos municípios do semi-árido nordestino vive hoje. Especialistas sabiamente passaram então a criar alternativas de conviver com a seca, porém muita gente nunca se atentou para isso e ao sentir na pele a maior seca nos últimos 40 anos, muito agricultores, “abriram os olhos” para a situação e já começam a se preparar para o futuro.
O chefe de empreita Aurélio de Oliveira Silva, disse que o negócio é tão bom que a palma pega com mais facilidade na terra seca que molhada.Segundo a agricultor, a seca despertou muitos fazendeiros na região que trocaram o capim pela palma, pois são as ultimas alternativas para matar a fome dos animais e em muitas propriedades faltou até mandacaru.Numa pequena propriedade entre os municípios de Valente e Retirolândia observou o dono da terra arrancando o sisal e colocando no solo a palma.
Na Bacia do Jacuípe é visível a mudança em muitas fazendas, cujos proprietários estão deixando o capim para plantar palma, exemplo da fazenda Cajazeira as margens da estrada que liga Pintadas a Capela do Alto Alegre. São 15 tarefas de nova plantação.”Essa seca de agora serviu para alertar os agricultores a plantar algo mais resistente é o caso da palma e mandacaru”, disse a agricultora Roseni Pereira contratada juntamente com outras quatro pessoas para realizar o plantio.
As chuvas do inicio de novembro minimizou um pouco o sofrimento, mas o sinal de alerta volta a se ascender em alguns municípios que não conseguiram armazenar muita água.
Por: Raimundo Mascarenhas
Calila Noticias
Agricultores trocam plantação de capim por palma no território do jacuípe Agricultores trocam plantação de capim por palma no território do jacuípe Reviewed by Portal do Alto Alegre on 30.11.12 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.