Tradição, Cultura e História no Carnaval de Várzea do Poço


O carnaval de Várzea do Poço já acontecia antes de tornar-se cidade. As pessoas já faziam carnaval em casa.  Em 1964 após emancipação o Senhor Ariosto Soares da Cunha, realizou o 1º  carnaval no antigo galpão de sua propriedade.

 

As pessoas se caracterizavam de mortalhas de juta e descalços, por três dias com muita alegria, frevo, lança-perfume, serpentina, crianças fantasiadas. Logo no seguinte ano resolveram realizar o evento no SBC (Sociedade Beneficente Cultural) neste mesmo ano por iniciativa do Senhor Étore Paraíso conhecido por Paraíso surgiu o primeiro bloco “A Turma do Lopeu” com 46 componentes afirmou seu Paraíso, mas esse bloco só saiu um ano e logo em seguida surgiu o “Bloco Bafo” com oito componentes, em homenagem ao Bloco Bafo de Onça do Rio de Janeiro, saiam arrecadando bebidas nas casas as camisas eram de saco e as calças de juta chapéu de palha e batiam tambores, menos Chevrolé que servia para carregar os sacos com bebidas e cantavam uma música feita pelos componentes.

 

Assim a festa foi virando tradição, reconhecido como o melhor carnaval da região, tendo a participação cada vez maior das pessoas do município e cidades vizinhas, portanto sentiu-se a necessidade de transferir a mesma para um local maior que comportasse a todos.

 

E com o apoio da prefeitura, apresenta-se anualmente no mês de fevereiro durante três dias dando início ao sábado com a lavagem da praça, tradicionalmente  se concentra na Praça Edeltrudes Brasileiros Rios-Bairro Alto Alegre, com carros pipa molhando os foliões, baianas com seus vasos de flores e água de cheiro, percorrem um trajeto de mais ou menos um quilômetro passando pela Avenida Juscelino, Rua Nabor Lima Rios e finalmente na Praça Edvaldo Valois, local onde é realizado o evento, tendo abertura oficial com coreografias, grupos e bandas, conservando sempre os costumes dando espaço para os artistas da terra, além das bandas de renomes.

 

Não faltando porém as grandes atrações que é a mulinha, o bumba-meu-boi, trio tapa jegue e apresentações de blocos, estes vêem aumentando o número de componentes do município e toda região.


FONTE: SECRETARIA DE CULTURA DE VÁRZEA DO POÇO
Tradição, Cultura e História no Carnaval de Várzea do Poço Tradição, Cultura e História no Carnaval de Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 28.2.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.