Projeto Segunda Água Avança e vai se Consolidando em Várzea do Poço


Segundo o Secretário de Agricultura de Várzea do Poço , Sr. Valter João dos Santos, conhecido por Careca, esse Projeto é de suma importância para a nossa região , visto que a falta de chuvas é uma tônica na região. É um Projeto do  Consórcio Público do Território da Bacia do Jacuípe , formado por 14 prefeituras da Bacia do Jacuípe e representado pelos seus  prefeitos . Esse Projeto está sendo executado pela  FATRES. Em Várzea do Poço a técnica em agricultura Ariane Sampaio vem acompanhando a implantação do Projeto Segunda Água  orientando nas construções dos Calçadões e Barreiros de Trincheira. O Projeto Segunda Água está sendo implantando  no Município de Várzea do Poço desde o mês de abril com previsão de conclusão no final deste  ano .

A comprovada efetividade do Programa Cisternas incentivou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome ( MDS ) a criar o Programa Segunda Água , dentro do Programa Brasil Sem Miséria. A iniciativa apóia a construção de tecnologias sociais de captação de água de chuva em propriedades de agricultores familiares do Semiárido. A água de boa qualidade será utilizada para a produção agropecuária.

Atualmente 09 Cisternas Calçadão já foram concluídas e outras 03 estão em andamento. As mesmas foram construídas nas comunidades de Gitirana e Pé do Morro.Essas Cisternas de Calçadão terão reservatório para 52 mil litros de água armazenadas da chuva  , que tem como principal objetivo proporcionar acesso a água de boa qualidade favorecendo às famílias de agricultores familiares, tanto para sua alimentação como para plantio de subsistência e do pequeno rebanho.


Cisterna Calçadão

Capta a água de chuva por meio de um calçadão de cimento de 200 m², construído sobre o solo. Com essa área do calçadão, 300 mm de chuva são suficientes para encher a cisterna, que tem capacidade para 52 mil litros. Por meio de canos, a chuva que cai no calçadão escoa para a cisterna, construída na parte mais baixa do terreno e próxima à área de produção. O calçadão também é usado para secagem de alguns grãos como feijão e milho, raspa de mandioca, entre outros. A água captada é utilizada para irrigar quintais produtivos, plantar fruteiras, hortaliças e plantas medicinais, e para criação de animais
Foram construídos até agora mais  48 Barreiros de Trincheira, outra tecnologia para se armazenar água da chuva nas seguintes comunidades: Nova Esperança, Gitirana, Pé do Morro , Itapemirim e Lajinha.



Barreiros de Trincheira


São tanques longos, estreitos e fundos escavados no solo. Partindo do conhecimento que as famílias têm da região, o barreiro-trincheira é construído em um terreno plano e próximo ao terreno da área de produção. Com capacidade para armazenar, no mínimo, 500 mil litros de água, o barreiro-trincheira tem a vantagem de ser estreito, o que diminui a ação de ventos e do sol sobre a água. Isso faz com que a evaporação seja menor e a água permaneça armazenada por mais tempo durante o período de estiagem. A tecnologia armazena água da chuva para a dessedentação animal e para a produção de verduras e frutas que servirão à alimentação da família, garantindo a soberania e segurança alimentar. O excedente do que é produzido é comercializado e, assim, garante a geração de renda para as famílias agricultoras.
Até o final do ano a Secretaria de Agricultura  de Várzea do Poço espera ver todo o Projeto concluído , segundo o secretário Careca.

Informação: ASCOM PMVP
Projeto Segunda Água Avança e vai se Consolidando em Várzea do Poço Projeto Segunda Água Avança e vai se  Consolidando em Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 9.10.14 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.