População de Mairi e região presencia halo (fenômeno óptico) no sol


Nesta quinta-feira, 22 de janeiro de 2015, por volta das 11 horas da manhã, populares de Mairi e região flagraram um halo em volta do sol. O fenômeno é um anel de luz, parecendo um arco-íris.


Algumas pessoas aproveitaram para fotografar e filmar o fenômeno. Teve gente pensando que tratava-se do fim do mundo. "Estranho de mais, nunca vi isso, fiquei com medo pensando que era o fim do mundo", disse um jovem.


Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas) na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. 

A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.


É um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, e é relativamente comum, até é possível vê-lo ao redor da Lua às vezes.

Diversos internautas de municípios do interior da Bahia estão postando e compartilhando as fotos do fenômeno no facebook e no WhatsApp.
Fonte: Agmar Rios 
População de Mairi e região presencia halo (fenômeno óptico) no sol População de Mairi e região presencia halo (fenômeno óptico) no sol Reviewed by Portal Alto Alegre on 00:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

*** O PORTAL DE VÁRZEA DO POÇO E REGIÃO ***

***  O PORTAL DE VÁRZEA DO POÇO E REGIÃO  ***
Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.