Barragem de São José do Jacuípe opera hoje com pouco mais de 5% de sua capacidade de armazenamento.


O vereador Ril de Beto, esteve na manhã deste domingo (25/10), visitando a Barragem de São José, na região de Jaboticaba-Quixabeira, especificamente no local onde é bombeada a água da adutora que abastece o município de Quixabeira, além de Junco e Paraíso, em Jacobina. O que se viu, foi uma situação de total desespero e desolação, devido à real possibilidade de não haver mais condições de bombeamento da água para a adutora nos próximos meses. O local visitado pelo vereador que antes atingia aproximadamente 1000 metros de largura, hoje gira em torno de 10 metros, volume que limita-se apenas ao antigo leito do Rio Jacuípe. 


Diante da atual situação, as localidades de Quixabeira, Junco, Paraíso e Gonçalo, que já sofrem com o precário abastecimento e a péssima qualidade da água, devido ao seu alto índice de salinidade, agora poderão em alguns meses, ver esse abastecimento ser completamente comprometido pela falta de água. Segundo informações, a Barragem de São José do Jacuípe, opera hoje com pouco mais de 5% de sua capacidade de armazenamento.


ESPERANÇA

A esperança que resta as localidades de Quixabeira, Junco, Paraíso e Gonçalo, bem como os municípios de Várzea do Poço, Várzea da Roça e Mairi, é o inicio das obras a adutora de Pedras Altas II, licitada dias atrás, faltando apenas a assinatura da ordem de serviço pelo Governador Rui Costa. Adutora que beneficiará aproximadamente 56 mil pessoas na ragião. Quanto à barragem de São José, a alternativa é orar pelas chuvas e aguardar o bom tempo. Só assim a ela poderá novamente chegar a sua capacidade máxima de armazenamento, fato visto apenas no ano de 1994, quando a transbordou pela primeira e única vez até os dias atuais. 

A Barragem de São José do Jacuípe, foi construída pelo então Governador da Bahia, João Durval Carneiro, e inaugurada em 28 de Julho de 1985. Com 41m de altura por 1.560m de largura, ela tem a capacidade  de armazenamento de 355 milhões de metros cúbicos de água, sendo a terceira maior do estado. Em comparação com a Barragem de Pedras Altas, que tem uma capacidade de aproximadamente 39 milhões de metros cúbicos de água, a barragem de São José, com 355 milhões, é quase 10 vezes maior.

Fonte: Blog de Ril de Beto
Barragem de São José do Jacuípe opera hoje com pouco mais de 5% de sua capacidade de armazenamento. Barragem de São José do Jacuípe opera hoje com pouco mais de 5% de sua capacidade de armazenamento. Reviewed by Portal do Alto Alegre on 25.10.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.