Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço tem iniciativa de combate ao mosquito Aedes Aegypti selecionada para evento nacional em Brasília.


Numa gestão municipal, as ações em benefício da população são medidas, para além do reconhecimento da própria população, através da seriedade e alcance que as mesmas atingem ao longo da sua concretização. E, mais uma vez, a Secretaria de Saúde de Várzea do Poço demonstrou que suas ações têm avançado no sentido de contribuir para a vida dos Varzeapocenses e, mais do que isto, para vida de outras pessoas na Bahia. 


No último dia 11 de abril do ano corrente, a Secretária de Saúde de Várzea do Poço, Klíssia Trindade e o Coordenador de Vigilância Sanitária, Muriel Rios, compareceram ao evento do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA), para apresentar, diante de uma banca avaliadora, uma atividade que tem se tornado, desde o ano de 2015, uma referência para a cidade de Várzea do Poço e, que, a partir de agora passa a ser reconhecida a nível de Bahia e Brasil como uma experiência exitosa no combate ao Aedes Aegypti, o trabalho foi elaborado pela Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Thamires Lomes, o Coordenador de Vigilância Sanitária Muriel Rios e a Secretária de Saúde Klíssia Trindade. 


Logo após o processo de apresentação e avaliação, a ação: “UTILIZAÇÃO DE PEIXE NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM DEPÓSITOS DOMICILIARES DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DO POÇO – BA”, foi uma das 36 selecionadas, dentre as 157 propostas inscritas, para representar a Bahia na “MOSTRA BRASIL, AQUI TEM SUS”, que ocorrerá dentro do XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, de 2 a 5 de julho, em Brasília, neste ano.


Motivo de imenso orgulho para os munícipes varzeapocenses. Esta iniciativa partiu de uma Agente de Endemias, durante a epidemia de Dengue, Zika Virus e Febre Chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, enfrentada no ano de 2015, os peixes (piabas) surgiram como alternativa para acabar com as larvas do mosquito em recipientes de água domiciliares, onde se concentra o maior foco do mosquito. As ações de “peixamento” foram integradas as atividades convencionais de combate ao mosquito e tem sido realizadas pelos Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. 


Propostas como esta e outras é que tem demonstrado o quanto o trabalho sério, o serviço humanizado, alicerçado ao respaldo administrativo, ofertado pelo Prefeito Carneiro, tem garantido bons frutos no âmbito da Saúde Pública de Várzea do Poço.


ASCOM-PMVP
POR: KLÍSSIA TRINDADE
Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço tem iniciativa de combate ao mosquito Aedes Aegypti selecionada para evento nacional em Brasília. Secretaria Municipal de Saúde de Várzea do Poço tem iniciativa de combate ao mosquito Aedes Aegypti selecionada para evento nacional em Brasília. Reviewed by Portal do Alto Alegre on 16.4.19 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.