Portal do Alto Alegre busca o resgate de brinquedos e brincadeiras do passado para motivar a nossa juventude.


Atualmente as crianças brincam muito pouco. Na singela opinião do Portal do Alto Alegre a modernidade tirou das crianças uma infinidade de brinquedos e brincadeiras saudáveis. Ultimamente nossa redação tem observado a ausência dos grupos de meninos e meninas que antes eram comuns em cada rua, em cada bairro. O que existe são alguns poucos que ainda resistem com a brincadeira de “antigamente”.

As maiorias das brincadeiras antigas faziam as crianças praticar exercícios físicos sem perceber. Muitos objetos serviam para brincar e fabricar brinquedos. Latas de óleo ou leite, pneus velhos, tábuas e até meias serviam para alegrar a garotada.



Quem lembra dos famosos carinhos de rolimã? Não era preciso ter dinheiro, bastava procurar ou negociar com algum amigo para obter os rolamentos de ferro em alguma oficina mecânica da cidade. Após possuir as rodas de ferro, era a vez de ir em busca de madeira nas serralherias. Os mais experientes ajudavam os novatos na montagem do brinquedo sempre utilizando as ferramentas dos pais ou de algum conhecido. Depois de pronto, era hora de sair percorrendo as ruas sobre as rodinhas de ferro. Era uma das melhores brincadeiras daquela época.


Alguém se lembra dos carros de litro, eram feito com latas de leite ou óleo vazia, areia, arame e cordão. Elas simulavam caminhões e até tratores. Tudo dependia da criatividade da criança.



Alguém é capaz de ver por aqui alguma criança brincando, onde as apostas eram feitas com notas de carteira de cigarro? Ah, cada marca de cigarro possuía um valor diferenciado em relação às notas. Quanto mais antiga a nota, mais alto era seu valor.


Tudo tinha sua época, cada brinquedo e brincadeiras em seu tempo. Pião, bola de gude, pula corda, pique esconde, andar de bicicleta, chicotinho queimado, escravo de Jô, dança da cadeira, passa anel, adoleta, amarelinha, boca de forno, bobinho, jogo de botão, jogo de bola travinha, está quente - está frio, ioiô, peteca, morto-vivo, pastelão quente, pipa, polícia e ladrão, três três passaras, carro de litro, balanço de madeira, balanço de pneu, cavalo de pau, bambolê, jogo de salva latinha, quebra cabeça e muitos outros brinquedos e brincadeiras.  


Observamos em nossos tempos que a maioria das crianças e adolescentes estão cada vez mais em contato com a TVs, aparelhos eletrônicos, isso nos reporta a uma perda das tradições, bem como o enfraquecimento das relações e dos aspectos que possibilitam o desenvolvimento das crianças.

Assim, nos deparamos cada vez mais com uma infância e juventude descaracterizada da identidade que é particular dessas duas fases da vida, pois a tecnologia torna esses segmentos acomodados.


O Blog Portal do Alto Alegre gostaria de ver a criançada de hoje brincando e se divertindo de modo saudável em que as interações e relações interpessoais existiam desde os primeiros anos de vida. Ao mesmo tempo aproveitamos para mais uma vez afirmar, sem medo de errar que há alguns anos atrais, as crianças se divertiam muito, mas muito mais que nos dias atuais.

Nessa mesma oportunidade pergunto: e você, se divertiu em sua infância? Reflita e compartilhe conosco sobre seus brinquedos e suas brincadeiras.

Da Redação do Portal do Alto Alegre
Redação: Antunes Lima e Manu Lima
Fotos: Google
Portal do Alto Alegre busca o resgate de brinquedos e brincadeiras do passado para motivar a nossa juventude. Portal do Alto Alegre busca o resgate de brinquedos e brincadeiras do passado para motivar a nossa juventude. Reviewed by Portal do Alto Alegre on 8.8.19 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.