Viveiro de mudas ajuda na recuperação de áreas degradadas em municípios da Bahia


Uma área esverdeada repleta de espécies nativas da caatinga. Assim é o viveiro de mudas, implantado pela ENGIE na comunidade de Rodoleiro, em Umburanas, na Bahia. Criado em 2017 com o objetivo de diminuir o impacto da perda de áreas vegetais, proveniente da implantação dos Conjuntos Eólicos Campo Largo e Umburanas, nos municípios de Umburanas e Sento Sé, o viveiro vem alcançando nível de excelência em produção de mudas nativas da Caatinga.

Previsto no Subprograma de Resgate e Monitoramento da Flora, a estrutura reúne sementes provenientes do resgate de flora na área de implantação do empreendimento, salvaguardando o material genético das árvores e a produção de mudas de espécies nativas, que são replantadas com base no Subprograma de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).


Até o momento, mais de 150 mil mudas de 72 espécies variadas, como: Licuri, Umburana, Aroeira e Jatobá Castanheira, Umburana-de-Cambão, Amarelinho, Calumbi, Pau Ferro e Sucupira foram produzidas no espaço. Destas, mais de 47 mil mudas foram destinadas para a recuperação de áreas degradadas das obras dos Conjuntos Eólicos e 18 mil para doação.


“O viveiro de mudas é um espaço muito importante do empreendimento, que vem cumprindo com muito êxito uma função educativa, de conhecimento sobre as espécies da flora local, bem como de conscientização coletiva e incentivo para a preservação do meio ambiente, através de ações socioambientais. Um trabalho grandioso que vai além da sua missão principal, de produzir mudas para a recuperação de áreas degradadas” destacou o gerente de Projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali.

Numa área de 5 mil metros quadrados, o viveiro conta com um escritório, um laboratório onde são realizados os testes de germinação, um depósito, além de duas áreas de sombrite e rustificação.

Fonte LRN
Viveiro de mudas ajuda na recuperação de áreas degradadas em municípios da Bahia Viveiro de mudas ajuda na recuperação de áreas degradadas em municípios da Bahia Reviewed by Portal do Alto Alegre on 23.10.20 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.