Várzea do Poço: Projeto Flores Silvestres


O projeto Flores Silvestres tem por missão sensibilizar as pessoas em relação as árvores,  plantas, natureza e em especial as flores que habitam nosso entorno, praças, ruas, campos e caminhos do dia-a-dia. Sempre através de informações históricas, culturais e científicas de forma muito acessível e criativa. Será um material de pesquisa para todas as pessoas em especial as que ingressam no curso de biologia e alunos do município de Várzea do Poço e região. Desde 2009 a Secretaria Municipal de Cultura de Várzea do Poço, através da coordenadora de cultura e arte educadora  Ciomária Rosa Alves Barros vem desenvolvendo este trabalho que é de suma importância para estudiosos e pesquisadores das flores silvestres, nativas e adaptadas do Brasil.

Popular: Catinga de porco ou catingera, pau-de-rato (Caesalpinia pyramidalis)

É uma das espécies de mais ampla distribuição na caatinga, vegetando tanto nas várzeas úmidas como no Seridó semiárido. Vegeta também no litoral, sertão e pés de serra. Ocorre nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também Mato Grosso. É considerada boa forrageira. As folhas jovens são procuradas pelo gado, as são desprezadas quando adultas devido ao cheiro desagradável que adquirem; fenadas perdem esse cheiro, constituindo boa forragem para bovinos, caprinos e ovinos. Suas flores amarelas formam cachos e as abelhas adoram.

Uso Medicinal - As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréias e disenterias.
Restrições ao uso - Os frutos maduros, ao serem ingeridos pelos animais,  podem, eventualmente, perfurar partes do trato digestivo dos mesmos, em decorrência de uma protuberância existente o ápice dos legumes, o que pode levar a óbito o animal afetado.

Maracujá, na língua tupi, quer dizer "alimento dentro da cuia".
Originário de regiões tropicais, o maracujá encontra no Brasil condições excelentes ao seu cultivo, com mais de 150 espécies nativas. Trepadeira de grande porte, de crescimento rápido, vigorosa de caule frequentemente sulcado. Em algumas espécies, as folhas são arredondadas e em outras são profundamente partidas, com bordos serreados, com gavinhas (órgão de sustentação). Suas folhas e suas raízes, como a de quase todas as plantas da família, contêm uma substância semelhante à morfina, a passiflorina, empregada como calmante. Elas servem também para preparar chá de efeito diurético e para combater febres intermitentes.
Flores hermafroditas, grandes e vistosas, com cinco pétalas. As flores permanecem abertas somente por 1 dia.
Medicinal
A flor do maracujá é muito bela, por isso é conhecida como a flor da paixão, representa a paixão de Cristo. De acordo com missionários jesuítas as cores azul e branca simbolizam a pureza do céu, as pétalas brancas significam os dez apóstolos(menos Pedro e Judas), a coroa correlaciona com a coroa de espinhos. A folhas pontiagudas significam a lança que matou Jesus. Quando a flor é aberta parcialmente representa a estrela vista pelos três Reis Magos.


Secretaria Municipal de Cultura de Várzea do Poço- BA
www.culturavp.blogspot.com 


FOTOS: CIOMÁRIA ALVES


CONHEÇA MAIS  FLORES SILVESTRES CLIQUE AQUI

ACESSE O SITE DA CULTURA DE VÁRZEA DO POÇO CLIQUE AQUI
Várzea do Poço: Projeto Flores Silvestres Várzea do Poço: Projeto Flores Silvestres Reviewed by Portal do Alto Alegre on 26.11.12 Rating: 5

Um comentário:

  1. Parabenizo todo trabalho de incentivo, fomentação, informativo e participativo Secretaria de Cultura de Várzea do poço Ciomára Alves e equipe de voluntarios... uma guerreira no movimento cultural varzeapocense.

    ResponderExcluir


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.