Experiência exitosa do programa mais educação de várzea do poço é apresentada na sessão da câmara municipal de vereadores


Com o intuito de levar ao conhecimento da comunidade varzeapocence e em especial dos vereadores do município, informações referentes ao Programa Mais Educação, a Secretaria Municipal de Várzea do Poço, apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores realizada nessa quinta-feira 26 de setembro o referido Programa. A sessão foi precedida por uma belíssima apresentação dos grupos de Fanfarra e Percussão das escolas São Francisco de Assis e Coronel Antonio Lopes Filho na Praça principal, onde os grupos se encontraram e de uma forma muito organizada, atrairam diversos moradores, que ao ouvir o som se dirigiram até a Praça para ver a apresentação de perto e muitos emocionados expressavam a alegria em apreciar aquela brilhante apresentação.



Em seguida após iniciara sessão foi concedida a palavra à secretária da Educação Paula Luciana, a qual apresentou a estrutura e metodologia do Programa Mais Educação destacando os principais desafios enfrentados na implementação do programa no município e através de fotografias mostrou os resultados positivos das ações desenvolvidas nos diversos macrocampos através das atividades de flauta, teatro, fanfarra, percussão, alfabetização e letramento, acompanhamento pedagógico, esporte recreação e brinquedoteca, educação ambiental, brinquedos e artesanato e tecnologia educacional.
Estiveram presentes na sessão professores, monitores do programa, gestores municipais e educandos das escolas beneficiadas pelo programa, bem como pessoas da comunidade.


Em seguida para concluir a apresentação, a secretária Paula Luciana convidou o grupo de alunos do Centro Educacional Coronel Antonio Lopes Filho, sob a coordenação do monitor Moisés, os quais encerraram com uma belíssima apresentação de flauta. A secretária Paula agradeceu aos vereadores pelo espaço cedido, agradeceu a colaboração dos educandos e educadores e se colocou a disposição para qualquer esclarecimento.

Durante seus pronunciamento a vereadora Beatriz parabenizou a Secretaria da Educação, disse ser conhecedora do programa pois na escola onde a mesma trabalha o programa funciona, lembrou que infelizmente o município está recebendo esse programa por estar com índices educacionais baixos, mas que realmente as ações do Mais Educação ali apresentadas ajudarão ao município melhorar esses índices, na oportunidade também apresentou à secretaria da educação algumas das suas indicações na área de educação dentre eles a aquisição de lousa digital adesão ao Programam Caminho da Escola para aquisição de bicicletas escolares, realização do Festival Anual da Canção e reabertura da Casa do Estudante. A secretária Paula Luciana solicitou mais uma vez o uso da palavra ao Presidente da Mesa fez alguns esclarecimentos sobre as indicações apresentadas pela vereadora. Inicialmente parabenizou a vereadora Beatriz, disse estar feliz ao perceber que as indicações da vereadora estão dentro dos planejamentos da educação municipal, explicou que a aquisição de Lousa Digital bem como outros equipamentos tecnológicos como data show para todas as salas, mobiliário e outros equipamentos  bem como a adesão ao Programa Caminho da Escola para aquisição de Ônibus e Bicicletas Escolares já fazem parte das ações do Plano de Ações Articuladas elaborado pelo município para o período 2012 a 2014. Em relação a reabertura da casa do estudante a secretária falou que é algo a ser avaliado já que o município vem trilhando outros caminhos que já tem possibilitado maior acesso de estudantes do município ao Ensino Superior a exemplo do apoio ao transporte para a cidade de Jacobina, implantação do cursinho Pré Vestibular Universidade para Todos, a parceria com a UNEB para a implantação do Programa Plataforma Freire. Além disso a administração municipal já está dialogando com três Universidades Públicas para a implantação de cursos que atendam a demanda social através do Universidade Aberta no próprio município. 

O vereador Nelton José,   vereadora Eliana Bacelar, vereadora Anaeliete(que havia criticado o Programa Mais Educação em sessão anterior) e o vereador e Presidente da casa Manoel Carneiro  parabenizaram  e agradeceram a Secretária Paula e aos educadores e educandos pelo trabalho desenvolvido e pelo programa apresentado destacando a importância de ações como essa para melhor conhecimento dos vereadores sobre os programas e ações desenvolvidas no município.


O Programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral a qual tem por objetivo promover a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e consequentemente a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, bem como a ampliação da jornada escolar, a construção de ações intersetoriais entre as políticas públicas educacionais, contemplando crianças, adolescentes e jovens e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

Dentre as ações apresentadas foram enfocadas  diversas atividades a exemplo das aulas inaugurais do programa nas escolas, as formações dos educadores, mobilização da família, organização e adequação dos espaços escolares, educação alimentar e atividades desenvolvidas nas diversas áreas.


O Programa está beneficiando em 2013 mais de 400 educandos com a previsão de atender a toda a clientela da rede municipal no ano de 2014, incluindo ações do Programa Escola Aberta que desenvolverá várias atividades de integração e qualificação profissional com a família e a comunidade. As atividades são desenvolvidas no contraturno nas áreas de:

  •  Letramento/Alfabetização

  • Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável



  •  Recreação e Lazer/Brinquedoteca

  • Iniciação flauta doce

  • Brinquedo e artesanato regional

  • Banda  Fanfarra e percussão 

  • Tecnologias Educações 




Experiência exitosa do programa mais educação de várzea do poço é apresentada na sessão da câmara municipal de vereadores Experiência exitosa do programa mais educação de várzea do poço é apresentada na sessão da câmara municipal de vereadores Reviewed by Portal do Alto Alegre on 28.9.13 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.