7ª Festa Regional do Licuri Será Realizada nos Dias 18 a 20 de Julho em Barra Nova, Várzea do Poço


A Festa Regional do Licuri será realizada entre os dias 18 a 20 de Julho de 2014 no Povoado de Barra Nova, município de Várzea do Poço Bahia. O evento é organizado pela Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina - COOPES, com sede na Cidade de Capim Grosso e conta com apoio de prefeituras e empresas parceiras. 

O evento chega a sua 7ª edição e vem se tornando tradicional a cada ano, pois difunde a importância do Licuri para nossa Região, a necessidade de preservação, seus valores nutricionais e culinários, além de ser um momento de troca de saberes e experiências entre produtores,  consumidores e visitantes. Outras edições regionais já foram realizadas nos municípios de Quixabeira em 2008, Serrolândia em 2009, Várzea da Roça em , Capim Grosso em 2011, Mairi em 2012 e São José do Jacuípe em 2013.

O Licuri é fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado principalmente nos estados da Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Caldeirão Grande. A palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, entre outros, além de artesanatos e bijuterias e são comercializados pela COOPES na Sede em Capim Grosso, nas Feiras da Economia Solidária e de Produtos Orgânicos, Exposições e Eventos Nacionais e Internacionais. 

A Festa torna se um verdadeiro Festival de cultura e tradição, onde o povo canta, dança, encontra com amigos, degusta sabores do licuri, participa de concursos e promove muita alegria e diversão para todas as idades e públicos presente.

Click na imagem abaixo e confira mais detalhes e a Programação Completa do Evento.

Matéria de Lindomar Almeida: Portal Capim Grosso / Cartazes: COOPES
7ª Festa Regional do Licuri Será Realizada nos Dias 18 a 20 de Julho em Barra Nova, Várzea do Poço 7ª Festa Regional do Licuri Será Realizada nos Dias 18 a 20 de Julho em Barra Nova, Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 16.7.14 Rating: 5

2 comentários:

  1. Anônimo2/7/14

    A imagem da programação não está aparecendo .

    ResponderExcluir
  2. Tenta Novamente, pode ser a internet que esta ruim =D

    ResponderExcluir


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.