GT de cultura discute o Festival Canto do Jacuípe


Na quinta-feira, 24 de setembro, o Grupo de Trabalho (GT) de Cultura do Território Bacia do Jacuípe esteve reunido na cidade de Capim Grosso para tratar pela segunda vez da realização do primeiro festival de música Canto do Jacuípe, a ocasião reunião secretários e diretores de cultura, além de artistas e produtores culturais. 

Na ocasião foi dialogado o orçamento do projeto, as datas de execução, a organização, estrutura física, logística e a mobilização dos agentes públicos e culturais para participação dos eventos das fases eliminatórias e final.

Foi reforçado também pelos presentes, o conteúdo do Festival, o qual pretende trazer músicas inéditas com uma roupagem popular e diferenciada das produzidas pelo mercado e divulgadas nos veículos de comunicação de massa. Outra proposta que será trazida pela iniciativa, é a realização de consultorias para propor a criação ou regularização dos fundos de cultura dos municípios.


Foi também tirado uma comissão para definir o regulamento do Festival, que irá se reunir na próxima terça-feira, 29 de setembro na cidade de Pintadas. Os membros da mesma são:  O produtor musical e guitarrista Valdir Rocha, o músico e diretor de cultura de Capim Grosso Weilson Denis,  João Wilson vereador de Serrolândia, a secretária de educação de Nova Fátima Eula Araújo e o produtor cultural e coordenador do Projeto  Rubens França.


A iniciativa está sendo promovida pelo Consórcio Jacuípe, o qual está buscando potencializar, desenvolver e difundir o ciclo produtivo e criativo da musicalidade do Território em toda a sua diversidade.

O primeiro festival de música popular Canto do Jacuípe pretende ter a participação de artistas dos 16 municípios desse Território, e envolver compositores, interpretes, músicos, artistas, estudiosos da cultura, escritores e mestres populares da micro região através da promoção, fomento e valorização de suas criações e produções visando potencializar os movimentos artístico/culturais e o debate sobre os valores e saberes da cultura popular, a partir de um processo de acessibilidade, exercício, prática e consumo consciente, promovendo formação de público e viabilidades para a auto sustentabilidade.


ASCOM Consórcio Jacuípe
Jorge Henrique
GT de cultura discute o Festival Canto do Jacuípe  GT de cultura discute o Festival Canto do Jacuípe Reviewed by Portal do Alto Alegre on 25.9.15 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.