Beneficiários do Projeto 2ª Água são Capacitados em Várzea Do Poço com a Metodologia do SISMA


Além de receber uma cisterna calçadão ou barreiro de trincheira e um kit produtivo, as famílias beneficiárias do Projeto 2ª Água, executado pelo Consórcio Jacuípe e coordenado pela FATRES, também são contempladas com muitos conhecimentos passados através de capacitações como a metodologia do SISMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água para a Produção).

Essas capacitações visam trabalhar técnicas simples que possibilitam as famílias o uso racional da água, para produção de alimentos, com base nas condições socioculturais e climáticas da região, para iniciar ou aprimorar a produção familiar, desenvolvida na sua unidade de produção agrícola.


E durante a quinta-feira, dia 17 de fevereiro, aconteceu no município de Várzea do Poço, na comunidade de Lajinha, a capacitação com aulas teóricas, que também estão sendo realizadas nos municípios de Quixabeira, Mairi, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Ipirá e Baixa Grande. Compartilhando conhecimentos com agricultores como Antônio Carlos, da comunidade de Pé do Morro.

A iniciativa que já concluiu a sua primeira etapa, beneficiou 1543 famílias com tecnologias de armazenamento de água, e na segunda que já está em execução serão mais 2182. Sempre entregando junto a elas os kits produtivos que podem ser ovinos, caprinos, horta, apicultura, sistema de bombeamento, aprisco, frango de corte ou postura com galinheiro de acordo a escolha das familias. 


Para Valter João o popular Careca, secretário de agricultura de Várzea do Poço é a hora de produzir com tecnologias e novos conhecimentos.

“É com o conhecimento que nós podemos chegar em algum lugar, sem o conhecimento o mundo moderno que estamos não vamos a lugar nenhum, então uma capacitação dessa natureza, ela vai abrindo horizontes para cada produtor ou produtora. É a hora de produzir com tecnologias e novos conhecimentos. Então vejo importância total nessas capacitações”. Afirmou o secretário.



Essa atividade em Várzea do Poço teve a participação do novo coordenador de campo do Projeto 2ª Água Jaelson Cunha. E para ele as capacitações são importantes ferramentas para que as famílias possam aumentar a geração de renda em suas propriedades.


“O SISMA é importante porque essas famílias  contribui para que elas possam sair sabendo o objetivo, de cada uma delas, devido ao caráter que cada uma escolheu, para que eles possam, após o recebimento e a implantação desses caráteres em suas propriedades, fazer com que eles possam gerar rendas em sua propriedade, então esse curso é para estar orientando as famílias, de como cuidar, de como fazer, de acordo a escolha do caráter produtivo”. Disse Jaelson Cunha.

Fonte: ASCOM Consórcio Jacuípe
Beneficiários do Projeto 2ª Água são Capacitados em Várzea Do Poço com a Metodologia do SISMA Beneficiários do Projeto 2ª Água são Capacitados em Várzea Do Poço com a Metodologia do SISMA Reviewed by Portal do Alto Alegre on 22.2.16 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.