Reservatórios de hidrelétricas devem alcançar menor nível mensal em 20 anos


Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, que são responsáveis por mais de 2/3 de toda a energia produzida no Brasil, devem chegar a novembro com 10,3% da capacidade, caso siga o plano de ações elaborado pelo governo federal e por órgãos do setor. Este seria o menor nível mensal registrado em 20 anos.

A informação foi divulgada pelo diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi, em audiência pública na Câmara dos Deputados.

“A gente consegue chegar a 10,3%, o que ainda é um nível [de armazenamento] preocupante”, disse o diretor-geral aos congressistas nesta semana. Completou: “Mas nós não teremos nenhum problema de energia ou de potência ao final de novembro de 2021”.

Os reservatórios das duas regiões, Sudeste e Centro-Oeste operam atualmente com 30,15% da capacidade.

Em nota divulgada em 4 de junho, o ONS afirmou que o país passa pela pior crise hidrológica desde 1930 e que nos últimos 7 anos os reservatórios das hidrelétricas receberam um volume de água inferior à média histórica.

“É neste contexto que todos os esforços estão sendo envidados, com transparência e informação à população, para que o país atravesse a crise hídrica sem problemas no fornecimento de energia, que como dito anteriormente, está garantido este ano”, disse o órgão.

Fonte: A Tarde
Reservatórios de hidrelétricas devem alcançar menor nível mensal em 20 anos Reservatórios de hidrelétricas devem alcançar menor nível mensal em 20 anos Reviewed by Portal do Alto Alegre on 21.6.21 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.