Irmã Leonilda Recebe título de cidadã Honorária de Várzea do Poço

Em uma noite marcada por muita emoção em sessão solene que aconteceu nessa terça feira 17/09, na Câmara de vereadores em Várzea do Poço.


Foram muitas as homenagens para Irmã Leonilda da Cruz e Silva que recebeu o título de Cidadã Honoraria de Várzea do Poço, concedida pela câmara de vereadores mediante ao projeto de resolução de numero 001/2013 em sessão ordinária do dia 05/09 de autoria do Vereador Jackson Gutemberg Sampaio Costa.


Foram convidados a fazer parte da mesa a homenageada, e o Prefeito Paulo José, e em seguida entoado o Hino Nacional BrasileiroO primeiro secretario Aleandro fez a leitura do projeto de resolução que concedeu o título a irmã Leonilda, que contem uma bela justificativa para que o mesmo acontecesse, A irmã que pertence a Congregação das Irmas do Divino Salvador, filha do senhor João da Cruz e Dona Eva Tavares, é natural da cidade de Iraí Rio Grade do Sul, chegou a Várzea do Poço em fevereiro de 1984 criando assim muitos laços de amizade em toda a comunidade tanto na sede como na zona rural, permanecendo no primeiro período até 1990, e em agosto de 2008 retornou a essa paroquia com intuito de continuidade com seu trabalho pastoral onde permanece até os atuais dias.


O secretario também leu a lei já aprovada pela câmara e em seguida, o Presidente da casa Manoel Carneiro deu a oportunidade ao Autor do projeto de lei Jackson que muito emocionado falou da satisfação em ter a irmã como filha adotiva do nosso município, entre outras palavras desejou uma boa viajem a irmã que estará retornado a sua terra de origem, e falou da sua torcida para que ela volte logo a nossa cidade onde dará continuidade ao seu brilhante trabalho em favor da nossa sociedade, finalizando suas palavras o vereador juntamente com sua esposa Normeide entregaram o título de Cidadã Honoraria a irmã Leonilda, que muito emocionada falou do amor que aprendeu a  ter por nossa terra, a irmã falou sobre sua resistência para vir, mas confessou que quando aqui chegou logo começou a amar as pessoas com quem conviveu, trabalhou e caminhou durante toda sua trajetória, hoje a irma ver como uma graça que Deus a deu em ter conhecido e convivido com esse povo tao acolhedor. Falou da saudade que sentiu durante o tempo que passou longe de Várzea do Poço, e declamou uma bonita poesia de sua autoria que segundo a irmã, ela fez pensando em muitas pessoas que conheceu durante toda sua trajetória, finalizou suas palavras dizendo o quanto é feliz e agradeceu a todos profundamente.


A vereadora Beatriz também fez questão de fazer uso da palavra, em nome das vereadoras, e aproveitou essa oportunidade para parabenizar o vereador Jackson pela atitude em que foi dado o título a Irmã, que segundo ela foi mais que merecido, pelos frutos que a sua vinda tem proporcionado a nossa cidade. Beatriz também falou em nome da sua família sitando principalmente o nome da sua mãe Dona Elza, que durante muito tempo moraram vizinhas. A vereadora agradeceu a Deus por ter mandado a irmã Leonilda para nossa terra e relembrou do período em que ela fazia parte da Igreja Católica e do aprendizado que obteve através da irmã, e finalizou oferecendo a irmã uma lembrança em nome da sua família.


O prefeito Paulo falou da satisfação dele e de muitos que ali estavam, pessoas que conviveram de perto com a irmã Leonilda e mesmo sendo uma noite festiva, muitos estavam  os olhos cheios de lagrimas sendo já da dor da separação, espero que seja por pouco tempo, Diz Paulo.
Paulo parabenizou a todos os vereadores por terem aprovado a iniciativa do vereador Jackson e também parabenizou Edelmir Barreto por ter orientado o vereador a fazer essa indicação.
Paulo falou do carinho que tem pela irmã Leonilda e que a considera como irmã de fato, relembrou de momentos difíceis que passaram juntos, mas também dos momentos de muitas felicidades e conquistas que viveram desdo primeiro momento da sua chegada, e um deles foi quando eles tiveram a iniciativa de fazer uma Roça Comunitária juntamente com o Padre Nelson, para evitar que os jovens da época fossem embora do município. Paulo finalizou relembrando de uma canção que a irmão gosta e que tem muito haver com a irmã segundo paulo, pois fala da teimosia assim como ela fez em sair da sua terra mesmo sem saber onde iria pisar mas mesmo assim disse sim ao chamado de Deus.


O vereador Nelton foi escolhido para falar em nome de todos os vereadores e em seu pronunciamento relembrou da época em que participou do grupo de jovens na década de 70, onde segundo ele teve uma líder que lhe ensinou muito sobre a vida, que foi a irmã Zelita de Melo. Nelton falou da alegria em ter a assinatura da irmã Leonilda em sua certidão de casamento, onde ele diz que apesar de ter sido uma solenidade simples, porem muito feliz por entender que a família é o esteio da sociedade, o vereador finalizou parabenizando o vereador Jackson pela iniciativa, por entender o quanto a irmã fez por nossa cidade e assim sendo muito justa a homenagem.


FONTE. VPN
Irmã Leonilda Recebe título de cidadã Honorária de Várzea do Poço Irmã Leonilda Recebe título de cidadã Honorária de Várzea do Poço Reviewed by Portal do Alto Alegre on 18.9.13 Rating: 5

Nenhum comentário:


Portal do Alto Alegre. Imagens de tema por Maliketh. Tecnologia do Blogger.